Horta grande (superior a 10m²)



Desde o ano letivo 2007/2008
120 m2
- Favorecer o contacto das crianças com a Natureza - espécies vegetais; - Fomentar o gosto, respeito e interesse pela Natureza; - Sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável; - Dar a conhecer a produção biológica, como alternativa ecológica à agricultura tradicional, favorecendo-se as boas práticas agrícolas; - Dar a conhecer os benefícios dos produtos biológicos para a saúde; - Incentivar as crianças a assumirem responsabilidades (apoio no cultivo); - Dar a conhecer a evolução das espécies vegetais e a Biodiversidade; - Favorecer o contacto das crianças com o Meio Rural e as profissões tradicionais p.e. agricultor; - Estimular o trabalho em equipa entre a equipa pedagógica, crianças e familiares; - Aproveitar os produtos cultivados para serem comercializados às famílias e/ou confecionados no Infantário.
O contacto das crianças com a Natureza e o Meio Rural. Conhecimento de um tipo de agricultura alternativo, à predominante agricultura tradicional existente nos arredores do Jardim de Infância. As crianças têm oportunidade de assistir à evolução das espécies e as tarefas que têm na horta, permitem que ganhem maior gosto, zelo e respeito pela Natureza. A horta já é bastante conhecida na localidade e habitualmente muitas pessoas que residem na proximidade visitam e fazem compras nos mercados organizados no Jardim de Infância.
Existem atividades relacionadas com a Horta Biológica em que são envolvidas as famílias p.e campanha de recolha de produtos orgânicos para o compostor; no dia do Pai ou da Mãe, os familiares ajudam as crianças a cultivar a horta. Os pais que são membros do Conselho Eco-Escolas participam no projeto da Horta com ideias, p.e. seleção das culturas, sistema de rega, sistema de compostagem, etc. Os pais mais experientes na área, por vezes, apoiam o cultivo e ensinam novas técnicas agrícolas à equipa pedagógica. Para além disso os pais colaboram na compra de produtos cultivados na horta. No Dia da Árvore foram plantadas novas árvores cedidas por um encarregado de educação, membro do Conselho Eco-Escolas.
A sensibilização das crianças para a importância da Horta Biológica, tem tido impacto nas famílias, que por sua vez, ficam mais sensibilizadas para a produção agrícola ecológica e benefícios dos produtos biológicos para a saúde. Vários pais têm-se mostrado interessados, questionando a equipa pedagógica sobre o sistema de cultivo, rega e compostagem. Muitas crianças começam a revelar maior preferência na alimentação por legumes e demonstram zelo, interesse e respeito pela Natureza. Tal como referido, os habitantes locais já conhecem a horta e visitam os mercados organizados pelo Jardim de Infância para fazerem compras. Os comerciantes locais já colaboraram cedendo borras de café para o compostor da horta.
Todas as salas do Jardim de Infância são responsáveis pela manutenção semanal da horta biológica. São atribuídas tarefas simples às crianças (considerando as respetivas faixas etárias), relacionadas com a plantação e rega. Existe uma educadora de infância responsável pela manutenção do compostor. O responsável de manutenção da Instituição, que assegura simultaneamente a jardinagem dos equipamentos de infância, possui conhecimentos na área da agricultura e está encarregue de preparar o solo. Os pais também colaboram no cultivo da horta, ajudando a semear/plantar e trazendo por vezes, sementes ou pés de plantas para serem usados na horta
Anualmente, caso existam, são retiradas as ervas daninhas, a terra é cavada, remexida e preparada com estrume (natural) ou com o composto produzido no compostor do Jardim de Infância.
Sim
Existe um compostor adjacente à horta, comprado para o efeito. O composto é produzido a partir de orgânicos (cascas de ovos e de fruta e borras de café), folhas secas e ocasionalmente é adicionada água, terra e o produto ativador do composto. Periodicamente o composto é remexido com um utensílio próprio.
Este ano letivo foram cultivadas as seguintes espécies: alface, brócolos, pimentos, cebolas, curgete, salsa. Foram plantadas árvores: 2 pessegueiros, 1 castanheiro, 1 abeto e realizadas a manutenção das árvores já existentes: 2 limoeiros e 1 ameixoeira.
Este ano letivo já foi possível aproveitar a água da chuva para a rega da horta. Foi colocado um depósito de água debaixo dos algerozes. Este depósito tem uma torneira, permitindo fazer a ligação de uma mangueira até à horta ou colocar a água em regadores.
Não se têm registado pragas ou doenças.
Sim
Este ano letivo foi criada uma quintinha pedagógica com animais que comem alguns dos legumes da horta, porco anão, galinhas e coelho anão.
São realizados mercados para comercialização dos produtos; no dia do Pai/Mãe as famílias são envolvidas no cultivo da horta; no dia Mundial da Árvore ou da Floresta, é feita uma plantação; são realizadas campanhas de recolha de produtos orgânicos, junto das famílias para utilizar no compostor; a horta é apresentada à comunidade no Dia Eco-Escolas; é produzido um espantalho para colocar na horta com a reutilização de materiais.