Horta vertical

Esta será a primeira horta biológica da escola.
12 metros quadrados
No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola Profissional Amar Terra Verde, os alunos do 1º ano do curso Técnico de Restauração - Restaurante/Bar, orientados pela professora Anabela Siva, docente da disciplina de Matemática, propuseram-se a desenvolver uma horta vertical, visando o cultivo de plantas/ervas aromáticas em modo de produção biológico/orgânico. O gosto por atividades agrícolas e de jardinagem partilhado por grande parte dos alunos da turma motivou a dinamização deste projeto, o qual tem como objetivos: - Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; - Consciencializar da importância de respeitar a natureza e os seres vivos vegetais como fonte de vida; - Utilizar as ervas aromáticas cultivadas e colhidas na confeção das refeições na cantina da escola, onde o seu consumo é muito elevado; - Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis.
Fazer uma horta vertical de garrafa PET é uma forma de reutilizar as garrafas de plástico que vão para o lixo, uma forma sustentável de decorar a escola, e obter ervas aromáticas que, de outra forma, têm que ser compradas para uso na cantina.
A horta projetada pelos alunos consiste numa estrutura em madeira que sustentará as garrafas PET onde serão plantadas as ervas aromáticas. Os alunos, bem como as suas famílias, foram guardando garrafas PET de dois litros, vazias, as quais foram limpas e cortadas na sala de aula. A estrutura em madeira está a ser construída pelo Encarregado de Educação de um dos alunos, o qual tem uma carpintaria. Nesta atividade, pretende-se continuar a envolver os Encarregados de Educação, uma vez que o desenvolvimento da horta assentará na transplantação de plantas que os alunos tenham em casa.
Na comunidade a horta teve um impacto de embelezamento da entrada da escola, permitindo a alunos e visitantes o conhecimento da maioria de ervas aromáticas utilizadas na região, do seu nome "popular" e nome técnico, uma vez que estão todas catalogadas. Por outro lado como alguns dos alunos tinha frequentado um curso de nível II de jardinagem deram alguma formação técnica ao grupo, inserido na comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Esta atividade permitiu também o envolvimento dos encarregados de educação e técnicos da Camara Municipal de Vila verde.
A gestão e manutenção da horta foi assumida pelo grupo das Brigadas Verdes que formou 2 grupos de 3 pessoas cada ( aluno, auxiliar e encarregado de educação) que se revesa trimestralmente. Um grupo trata da rega e o outro da limpeza de ervas daninhas e tratamento da terra.
A terra utilizada foi trazido pelo pai de um aluno que é tecnico agrícola e que fez uma explicação aos alunos sobre como observar a terra, os componentes necessários e forma de renovação da terra.
Sim
A compostagem é feita da forma mais básica com compostores construidos na escola
A rega é feita manualmente duas vezes por semana e nos dias de muito calor todos os dias ao final da tarde. Se o grupo não fizer a rega tem que pedir á portaria para a fazer ao final da tarde. Os dias de rega são registados informalmente num mapa com o dia e a pessoa que executou.
Este tipo de ervas aromáticas não é muito dado a pragas, mas o pai do aluno e os tecnicos da Camara Municipal de Vila Verde, quando vêm cortar a relva fazem esse controlo.
Não
Aplicação das ervas aromáticas na confeção de pratos de cozinha gourmet e de inovação, assim como na cozinha e parte decorativa das mesas.