Escola Básica Integrada da Ponte
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na Escola, desde sempre que existe uma horta. No entanto, devido às mudanças recentes de instalações (em setembro de 2012), a horta ainda se encontra numa fase de desenvolvimento/construção. Este ano edificou-se, pela primeira vez, uma horta vertical.
Área aproximada da horta
Horta vertical = 5m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Na nossa Escola existe uma Responsabilidade que se chama Terrário e Jardim. Todos os anos procuramos incentivar os alunos a criarem e a cuidarem de uma horta, promovendo uma efetiva Educação Ambiental em torno da temática “Biodiversidade”. Simultaneamente, ambicionamos sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para questões inerentes à sustentabilidade do Planeta. Para atingirmos tais objetivos, realizamos dinâmicas que passaram desde pesquisas teóricas sobre a edificação de uma horta (tipos de hortas; material necessário; espécies mais adequadas ao nosso terreno e clima; entre outras), até ao trabalho prático de jardinagem, que contou com a colaboração dos alunos, orientadores educativos, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto de estruturação da horta vertical desenvolveu-se de acordo com uma racionalidade de trabalho de projeto, onde os alunos começaram por esboçar a planificação da horta, passando depois para a investigação e construção, sem esquecer a fase final de avaliação. Trata-se de um projeto original e empreendedor no âmbito do programa Eco-Escolas, na medida em que procuramos usar materiais recicláveis e arranjar soluções com objetos do quotidiano, nomeadamente garrafas pet’s, garrafões, molas (para dar resposta a algumas dificuldades que fomos encontrando no suporte dos vasos/garrafas), entre outros. Assim, promovemos uma efetiva reutilização de materiais, respeitando o nosso Eco-Código e, consequentemente, o ambiente. Os alimentos que advieram da nossa horta (morangos) foram colocados à disposição dos alunos.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A Responsabilidade Terrário e Jardim desenvolveu os seus trabalhos com base nas necessidades e motivações apresentadas/sentidas, recorrendo para tal ao desenvolvimento de aprendizagens, essencialmente, das áreas de Estudo do Meio e Ciências Naturais.
- N.º de alunos envolvidos: 32
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: Todos os funcionários colaboraram sempre que necessário/oportuno.
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos os que mostraram disponibilidade e motivação para participar.
Como são envolvidas as famílias?
Ao longo deste projeto, desde a sua planificação à execução, contamos sempre com a ajuda dos encarregados de educação e de outros membros familiares. Exemplos disso, é a cooperação na construção da horta, e a cedência de sementes, terra e plantas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Todos os alunos gostaram imenso da horta, estando sempre atentos e curiosos ao que os colegas iam fazendo. Várias crianças e jovens sentiram-se motivados e verbalizaram que, no próximo ano letivo, desejam participar no projeto da horta vertical (projeto que pretendemos manter). Para além disso, alguns alunos adotaram a criação de morangueiros também em casa, em virtude da motivação surgida com a horta da Escola.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as sextas-feiras os alunos da Responsabilidade Terrário e Jardim reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção. Paralelamente, durante os restantes dias da semana escolar, os alunos supervisionam a estrutura e concretizam as tarefas necessárias ao desenvolvimento salutar das plantas.
Como é feita a preparação do solo?
A terra adubada (biologicamente) que usamos foi cedida por uma encarregada de educação. Calculamos a quantidade necessária para cada recipiente e removemos qualquer tipo de material indesejado.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; framboesas; tomates; favas; alface; cebolinho; salsa; hortelã; coentros; e orégãos.
Como é feita a gestão da rega?
Em parceria com os alunos que fazem parte das “Oficinas de Autonomia” (alunos com NEE’s), os elementos da Responsabilidade Terrário e Jardim vão-se revezando na rega da horta e das plantas existentes noutros espaços.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com a ajuda de uma encarregada de educação vamos observando como é que as plantas se estão a desenvolver e se há qualquer risco de praga. Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.
Existem animais ligados à horta?
Não