Colégio Miramar
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Três anos
Área aproximada da horta
10 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Dinamizar uma parcela de terreno do Colégio através da criação de uma actividade do sector primário, por forma a criar nos alunos a compreensão da labuta necessária para produzir os alimentos que consumimos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projecto revela-se original porque através de uma pequena área de terreno conseguiu-se que os alunos compreendem-se o trabalho que implica a criação de produtos agrícolas, fazendo com que respeitassem mais os alimentos e promovendo assim uma menor quantidade de produtos alimentares desperdiçados (na forma de sobras que ficam no prato) durante as refeições dos alunos envolvidos nos projecto.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CNA, FQ.
- N.º de alunos envolvidos: 30
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2
Como são envolvidas as famílias?
Os familiares envolvidos foram uma família de um aluno, cuja profissão é agricultores, e que formam á escola fornecer uma palestra, relativa ás técnicas mais eficazes de cultivo, aos alunos envolvidos no projecto da horta biológica.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta não apresentou impactos na comunidade pois foi um projecto muito fechado em que só os alunos que com ele contactaram é que efectivamente beneficiaram do mesmo, no entanto verificou-se, como já foi dito anteriormente, que estes mesmos alunos passaram a desperdiçar menos comida (na forma de sobras que ficam no prato).
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos, uma vez por semana, durante a aula de Apoio à Direcção de Turma, dirigiam-se à horta e em conjunto tratavam de preparar o terreno, colher ervas daninhas, plantar as colheitas, adubar o terreno, entre as mais variadas tarefas.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi cavado pelos alunos, posteriormente adubado com compostos naturais, foi em seguida plantado com as diversas plantas seleccionadas.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Foi colocada numa área de 5 metros quadrados a capa da revista sábado que continha sementes de girassol e outras plantas. Num metro quadrado foram colocadas ervas aromáticas tais como salsa, coentros e hortelã. Nos restantes 4 metros quadrados foi colocado agrião.
Como é feita a gestão da rega?
A rega era feita diariamente por dois alunos durante o período de almoço, de forma rotativa, através de uma escala elaborada pelos alunos.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Durante a rega os aluno verificavam se existiam pragas que necessitassem de ser controladas, sendo as mesmas tratadas na altura.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Não existiram outras actividades realizadas em torno da horta.