Horta pequena (até 10m²)



Três anos
10 metros quadrados
Dinamizar uma parcela de terreno do Colégio através da criação de uma actividade do sector primário, por forma a criar nos alunos a compreensão da labuta necessária para produzir os alimentos que consumimos.
Este projecto revela-se original porque através de uma pequena área de terreno conseguiu-se que os alunos compreendem-se o trabalho que implica a criação de produtos agrícolas, fazendo com que respeitassem mais os alimentos e promovendo assim uma menor quantidade de produtos alimentares desperdiçados (na forma de sobras que ficam no prato) durante as refeições dos alunos envolvidos nos projecto.
Os familiares envolvidos foram uma família de um aluno, cuja profissão é agricultores, e que formam á escola fornecer uma palestra, relativa ás técnicas mais eficazes de cultivo, aos alunos envolvidos no projecto da horta biológica.
A horta não apresentou impactos na comunidade pois foi um projecto muito fechado em que só os alunos que com ele contactaram é que efectivamente beneficiaram do mesmo, no entanto verificou-se, como já foi dito anteriormente, que estes mesmos alunos passaram a desperdiçar menos comida (na forma de sobras que ficam no prato).
Os alunos, uma vez por semana, durante a aula de Apoio à Direcção de Turma, dirigiam-se à horta e em conjunto tratavam de preparar o terreno, colher ervas daninhas, plantar as colheitas, adubar o terreno, entre as mais variadas tarefas.
O solo foi cavado pelos alunos, posteriormente adubado com compostos naturais, foi em seguida plantado com as diversas plantas seleccionadas.
Não
Foi colocada numa área de 5 metros quadrados a capa da revista sábado que continha sementes de girassol e outras plantas. Num metro quadrado foram colocadas ervas aromáticas tais como salsa, coentros e hortelã. Nos restantes 4 metros quadrados foi colocado agrião.
A rega era feita diariamente por dois alunos durante o período de almoço, de forma rotativa, através de uma escala elaborada pelos alunos.
Durante a rega os aluno verificavam se existiam pragas que necessitassem de ser controladas, sendo as mesmas tratadas na altura.
Não
Não existiram outras actividades realizadas em torno da horta.