Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2010
Área aproximada da horta
46 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
• Planear e desenvolver projetos no espaço escola • Fomentar a participação de alunos, docentes e não docentes na vida da escola; • Dinamizar espaços estruturais bem como o contacto com a natureza, experimentando outras formas de ensino e de aprendizagem; • Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; • Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; • Fomentar a participação em projetos que valorizem a criatividade e a originalidade; • Incentivar o desenvolvimento do espirito cooperativo para o trabalho em equipa; • Promover a convivência entre os intervenientes; • Dar continuidade às actividades iniciadas no ano anterior; • Participar no projeto Eco- Escolas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
• Empenho ativo dos Alunos e da Comunidade Escolar na problemática da produção hortícola
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica do 3º ciclo;
- N.º de alunos envolvidos: 200
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
• Através da Direcção da Escola; • Professores; • Associação de Pais e Encarregados de Educação; • Alunos; • Divulgação através da Pagina da Escola e do Facebook;
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
• Tem havido grande impacto da horta na comunidade e nos alunos, que culminou com a apresentação de uma reportagem na RTP1, inserida na atividade “O Hortelão vai à Escola”, no programa Portugal em Direto. http://www.rtp.pt/play/p47/e116611/portugal-em-direto/292621
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
• A horta é mantida por um grupo nuclear de alunos a que se associam Pais e Professores bem assim como Assistentes Operacionais. É de destacar a participação ativa neste projeto dos alunos do 11º ano, Francisco Reis e José Miguel Barros. • . Há um calendário de atividades que é condicionado pela meteorologia.
Como é feita a preparação do solo?
• Foi feita uma limpeza de ervas e posterior mobilização do solo com ferramentas várias.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
• Sim é feita compostagem, com um compostor, utilizando restos de vegetais, folhas e ervas daninhas e desperdícios alimentares.
Quais as culturas / consociações instaladas?
• Alface, Couve flor, Broculos, Couve Roxa, Espinafres, Tomates, Pepinos, Pimentos, Courgetes, Beringelas, Cebolas, Batatas, Melancia, Melão e Plantas Aromáticas e Flores (plantação). • Feijão e Abóboras (sementeira)
Como é feita a gestão da rega?
• Realiza-se um trabalho de equipa em que se revezam os alunos e professora com o apoio dos assistentes operacionais.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
• Tem sido feita a monitorização de pragas, não se tendo velicado nenhuma ocorrência digna de nota.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
• Foram feitas divulgações das várias fazes do projeto através de cartazes, fotografias e apresentações em powerpoint, na Escola e na Casa do Ambiente. • Foram feitos ainda cataventos, com materiais reciclados que foram colocados na horta. • Foram realizadas feiras com os produtos colhidos na horta. • Sempre que possível foram colocados à disposição da comunidade educativa os produtos colhidos na horta.