Horta pequena (até 10m²)

Há sensivelmente um ano.
Pouco mais de 9m2.
Sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica; Promover a colaboração ativa dos discentes em projetos de foro ambiental; Integrar produtos biológicos e saudáveis na alimentação das crianças; Aumentar o consumo de legumes variados.
Embora seja uma horta pequena, o objetivo é incluir toda a escola (cerca de 280 alunos) na sua dinamização, sendo que a horta se encontra dividida em espaços não para que cada turma ou ano trabalhe o seu, mas para que as espécies cultivas estejam separadas e identificadas de modo a que os alunos possam acompanhar o seu crescimento. Para mais, pretende-se dar os produtos cultivados a provar aos alunos e à comunidade, em pequenas atividades a realizar ao longo do 3º período, tais como confeção de uma salada e de uma sopa.
As famílias são envolvidas na recolha de matéria orgânica para o compostor, na dinamização de ações teóricas e práticas sobre sementeiras e na preparação da terra para cultivo, bem como colaboram na aquisição de sementes e terra sempre que necessário.
Os alunos demonstram interesse em todo o trabalho realizado, desde a preparação do solo à colheita dos produtos. Participam de forma ativa na horta sendo eles, com a supervisão dos docentes, a semear e/ou transplantar as espécies. Ficam ainda encarregues pela rega, sempre que necessário e pela limpeza do espaço circundante. Há uma visível colaboração ativa entre todos, contribuindo, muitas vezes, para um maior bem estar no recinto escolar.
Depois de decididas as espécies a semear (o que depende, em grande parte, das sementes e plantio cedidos à escola pelos pais), as mesmas são distribuídas pelas turmas que ficam encarregues de coloca-las na horta e de identifica-las. A manutenção da horta fica assim definida por espécies cultivadas e, sempre que uma turma se encontra impedida de realizá-la, outra avança. Entre os alunos, as tarefas são desempenhadas de forma rotativa.
Com o composto obtido na escola, através do processo de compostagem.
Sim
A compostagem é feita num compostor que nos foi cedido para o efeito, com os restos de salada, cascas e caroços de fruta do refeitório e com matéria orgânica trazida de casa pelos alunos, aparas de jardinagem, borra de café e pedaços de jornal. O compostor é enchido com os materiais supramencionados, por camadas alternadas, sendo que a sua manutenção fica a cargo da coordenadora do projeto Eco Escola que se encarrega, com a sua turma, de revirar a matéria e regá-la sempre que necessário.
Neste momento apenas há na horta uma árvore de pequeno porte (araçazeiro).
A horta é regada com água pluvial, recolhida em baldes. Pretendemos, este ano, implementar um sistema de calhas que nos permita recolher uma maior quantidade de água. A rega ocorre, sempre que possível, ao fim da tarde.
As pragas e doenças têm sido combatidas com o recurso a "mezinhas" caseiras e com a introdução de ervas aromáticas, com a função de repelir insetos indesejáveis.
Não
Para além da confeção de sopas e saladas e de uma pequena mostra que foi realizada no ano letivo passado, em torno da horta têm sido realizadas atividades de outras áreas, nomeadamente da Matemática, com o cálculo de áreas e perímetros.