EB1 /JI de Ladário
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do implementação do programa Eco-Escolas em 2012
Área aproximada da horta
Aproximadamente 36m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Incentivar o consumo de produtos biológicos. Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas. Sensibilizar para o desenvolvimento progressivo das sementes. Sensibilizar para o uso de produtos orgânicos como fertilizantes. Incutir hábitos de confeção de compostagem. Reduzir a quantidade de lixo orgânico, Procedendo á compostagem de certos produtos. Alertar para questões de vida saudável.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto surgiu devido ao facto de as crianças trazerem para a escola lanches pouco saudáveis, tendo como objetivo a alteração de hábitos alimentares, assim como na tentativa de uma maior articulação com as famílias na tentativa da sua alteração.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 5
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: àrea do comhecimento do mundo/educação ambiental no pré-escolar e formação cívica no 1º ciclo
- N.º de alunos envolvidos: 84
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 84
Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam nomeadamente com o fornecimento de diversos tipos de materiais, ( plantas hortícolas, sementes, terra, estrume, estacas, material de desperdício)e serviços quando solicitados.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Aparecimento do cultivo de mais hortas biológicas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as crianças são responsáveis pela recolha de sementes e plantas. Os mais velhos juntamente com professores e auxiliares executam as tarefas mais difíceis e os mais pequenos as mais simples. A partir da primavera irá ser elaborado um calendário semanal, no qual cada turma será responsável pelo arranjo e manutenção da horta.
Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo procedeu-se ao revolvimento da terra com o apoio da Junta de Freguesia. aproveitou-se o composto orgânico existente no compostor, efetuado no ano anterior, assim como estrume cedido pelos pais das crianças para adubar o solo.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com plantas secas e verdes, folhas e ervas do jardim, borra de café e as cascas dos legumes utilizados na cozinha da escola.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve galega, couve nabiça, repolhos, favas, ervilhas, alhos, alfaces, batatas, feijão, cenouras, cebola, brócolos e diferentes tipos de ervas aromáticas, como: salsa, alecrim, rosmaninho, alfazema, erva cidreira, hortelã...
Como é feita a gestão da rega?
A rega irá ser feita escolhendo os horários mais apropriados, com recurso a uma mangueira.De manhã com as crianças e ao fim da tarde pelas tarefeiras.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com a criação de um canto com ervas aromáticas.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de receitas de culinária, atividades de expressão plástica: carimbagem, pinturas. jogos de identificação, registos matemáticos.