Escola EB1 Nº2 de Casal de Cambra

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Participação dos pais e familiares.Participação dos pais e familiares.
  • Participação dos pais e familiares.Participação dos pais e familiares.
  • Participação dos pais e familiares.Participação dos pais e familiares.
  • Colocação dos comedouros no espaço da horta.Colocação dos comedouros no espaço da horta.
  • Construção de comedouros para pássaros.Construção de comedouros para pássaros.
  • Construção de comedouros para pássaros.Construção de comedouros para pássaros.
  • Construção de comedouros para pássaros.Construção de comedouros para pássaros.
  • Colocação dos comedouros no espaço da horta.Colocação dos comedouros no espaço da horta.
  • Construção de comedouros para pássaros.Construção de comedouros para pássaros.
  • Construção de comedouros para pássaros.Construção de comedouros para pássaros.
  • Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.
  • Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.
  • Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.
  • Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.
  • Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.Limpeza da horta pelos alunos do 4º ano.
  • Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.
  • Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.
  • Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.Limpeza e alimentação das galinhas pelos alunos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de seis anos.

Área aproximada da horta

120 metros2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos para as questões ambientais. Como escola TEIP visa melhorar o comportamento e a disciplina dos alunos envolvendo-os nas diversas atividades da horta e trabalhando conteúdos na sala de aula relacionados. Melhorar os resultados escolares. Envolver a comunidade nesta atividade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta foi cultivada, plantada e tratada pelos professores, auxiliares, alunos e seus familiares. Haverá uma parte para a agricultura biológica e outra parte para as ervas aromáticas (pela 1ªvez este ano). Foram construídos comedouros para pássaros. Os alunos trataram de alimentar e limpar as galinhas e o galinheiro sempre que iam à horta. O lixo do galinheiro serviu como fertilizante. Realizou-se uma campanha de poupança de água depois de se verificar a necessidade de regar a horta. Foi realizada uma festa de final de ano onde se fizeram marchas populares relacionadas com a horta e se procedeu à venda de produtos da horta (alfaces, coentros, cebolinho, salsa, hortelã...)

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 16
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, Estudo do Meio, Matemática e Música(festa de fim de ano)
  • N.º de alunos envolvidos: 266
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: cerca de 80

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são chamadas para a ajuda na manutenção do terreno e na plantação, nomeadamente fazendo palestras aos alunos de algumas turmas. e enviado pelos alunos uma informação para ver quem se disponibiliza para ajudar e depois vêm à escola conforme a sua disponibilidade.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos demonstram grande preocupação na manutenção e na proteção da horta. Melhorou a disciplina e o empenho entre os alunos. Verificamos que os alunos mais indisciplinados melhoraram significativamente o seu comportamento e muitas vezes eram eles que organizavam os grupos de trabalho. Houve grande envolvimento dos alunos e seus familiares neste projeto e aumentou significativamente a sua participação em outros projetos relacionados, que fazem parte do Eco-Escolas (carrinhos de rolamentos, todos contra o bullyng, grande corrida de sacos, poupança de água, recolha de papel e cartão...).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividade em 4 partes. Cada parte para um ano de escolaridade que é responsável pela plantação e manutenção da sua parte. No entanto todos os alunos de todos os anos mantém a preocupação de regar as partes dos outros anos de escolaridade e ajudam-se mutuamente. Os alunos, por turma, semanalmente, têm a tarefa de tratar das galinhas. Os pais são envolvidos nestas atividades.

Como é feita a preparação do solo?

Primeiro são retiradas as ervas daninhas maiores, depois o solo é cavado pelos alunos do 3º e 4º ano, bem como pelos seus familiares. São ajudados pelos auxiliares e professores. O lixo das galinhas é utilizado como fertilizante natural.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (coentros, salsa, hortelã da ribeira, hortelã pimenta, cebolinho...) Culturas hortícolas (feijão verde, feijão preto, feijão manteiga, girassóis, rúcula, alfaces, alho francês, tomates, morangos...) Existem ainda uma ameixeira, uma oliveira e duas nespereiras na horta.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita preferencialmente de manhã ou ao fim da tarde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não é feita.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

2 galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram construídos comedouros para pássaros. Os alunos trataram de alimentar e limpar as galinhas e o galinheiro sempre que iam à horta. Realizou-se uma campanha de poupança de água depois de se verificar a necessidade de regar a horta. Foi realizada uma festa de final de ano onde se fizeram Marchas Populares relacionadas com a horta e o meio ambiente e se procedeu à venda de produtos da horta (alfaces, coentros, cebolinho, salsa, hortelã...)

 

Publicado por: Escola EB1 Nº2 de Casal de Cambra

avatar

Professor coordenador da horta: Manuel António Silva Costa