Colégio Guadalupe
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde outubro de 2013
Área aproximada da horta
15 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A principal motivação foi a criação de um projeto multidisciplinar, direcionado a toda a comunidade escolar, permitindo um trabalho conjunto entre alunos da pré escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclo e secundário. O principal objetivo associado à criação deste projeto foi a construção de uma horta biológica, com características simples, mas muito associadas à filosofia do projeto Educativo do Colégio - Empreendedorismo, espiríto de entreajuda, cooperação
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto foi implementado num terreno outrora abandonado, foi feito um concurso de espantalhos para selecionar o "Espantalho da Horta", para desta forma motivar todos os alunos e educadores/professores a participar. A escolha dos produtos a semear/plantar foi feito tendo por base a opinião dos alunos. Todo o processo, desde o desbravar do terrreno, limpeza, construção da cerca, instalação do sistema de rega, foi feito por alunos, professores, e pais do colégio.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 17
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Física e Química, Matemática, Pré Escolar e Primeiro ciclo
- N.º de alunos envolvidos: 150
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
Os pais consultando o facebook do colégio acedem às imagens da Horta e às reportagens feitas acerca da Horta. Sempre que é necessário, os pais são convidados a participar, e os alunos trazem de casa alguns dos produtos que são semeados/plantados. São também envolvidos na manutenção da Horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos obtidos são entregues na cozinha do colégio para consumo. Os alunos mais novos, mesmo as turmas não envolvidas diretamente neste projeto, participaram num concurso de espantalhos. Os alunos sugerem tarefas a realizar e formas de resolução de problemas. Na página de facebook do Colégio são frequentemente colocados posts denominados "Horta Report", dando conta da manutenção e estado da Horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A coordenação do projeto atribui a todos os professores/alunos interessados um calendário de manutenção da horta. Semanalmente Há uma equipa responsável pela manutenção da Horta. No final da semana é preenchiudo um documento que é partilhado por todos os elementos associados ao projeto no google drive, denominado "Diário da Horta", para que a equipa da semana seguinte saiba o que há para fazer e o que já foi feito.
Como é feita a preparação do solo?
Composto orgânico
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cenouras, couves, beterraba, cenouras, coentros, alfaces, tomate
Como é feita a gestão da rega?
Sistema de rega automático
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através de observação direta e sem a utilização de produtos químicos. Foi detetada uma praga de caracóis que está a ser tratada com aramdilhas feitas em cartão e cascas de laranja e está a ser colocada cinza nos pés das couves atacados.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foi feito um concurso de espantalhos, os produtos recolhidos são utilizados na confeção dos almoços do colégio.