Escola EB 1/PE da Seara Velha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limpeza do terreno, realizada em novembro pelas turmas do ensino recorrente e 1º ano,  para dar início à hortaLimpeza do terreno, realizada em novembro pelas turmas do ensino recorrente e 1º ano, para dar início à horta
  • Limpeza de ervas daninhas realizada em fevereiro.Limpeza de ervas daninhas realizada em fevereiro.
  • Adubagem com composto feito na escola - Início de fevereiro.Adubagem com composto feito na escola - Início de fevereiro.
  • Utilização de adubo natural (água com urina) - início de fevereiroUtilização de adubo natural (água com urina) - início de fevereiro
  • Prender os pés de feijão às varas - início de fevereiro.Prender os pés de feijão às varas - início de fevereiro.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

29m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aproveitar o espaço existente na escola, criando uma atitude de preservação do ambiente através da sensibilização para a agricultura biológica e para a utilização de adubos naturais. Pretendemos também sensibilizar a comunidade envolvente a partir dos alunos, que irão transmitir estes conhecimentos em casa.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Porque proporciona partilha de experiências e vivências entre os alunos do recorrente e os alunos mais novos, contribuindo para a convivência entre gerações.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ensino Recorrente
  • N.º de alunos envolvidos: 82
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por mês, os alunos e os professores efetuam a limpeza das ervas daninhas e a introdução do adubo natural.

Como é feita a preparação do solo?

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com restos de cascas de fruta e verduras da cozinha e também com elementos verdes e secos do jardim.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, feijão, ervilhas e favas. Serão introduzidas posteriormente couves e cenouras.

Como é feita a gestão da rega?

Através de um sistema de rega automático que efetua a rega uma vez por semana, na altura do inverno.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Estamos a planear a realização de um mercado, sendo a verba obtida utilizada para a aquisição de material de jardinagem, já que temos usado o material dos alunos. No ano anterior, a cozinha preparou alguma refeições utilizando alfaces, milho e feijão provenientes da horta.

 

Publicado por: Escola EB 1/PE da Seara Velha

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Professor coordenador da horta: Maria Gorete Fátima Moura Rosário