Colégio Conciliar de Maria Imaculada
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
O Projeto Jardim de Aromas teve o seu início a 10 de abril de 2013.
Área aproximada da horta
14m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Estando o Colégio inserido num meio urbano, e sendo que a grande maioria dos alunos não convive diretamente com a agricultura biológica, tornou-se necessário criar um espaço que conseguisse despertar interesse nesta temática e, de algum modo, motivar os alunos a partilhar e a serem cidadãos ativos, respeitadores de práticas sustentáveis, cada vez mais importantes para o futuro. O Colégio dispõe de muitos espaços verdes envolventes, onde os alunos podem ainda observar práticas de agricultura tradicional.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Trata-se de um projeto inovador e empreendedor no âmbito da rentabilização dos recursos naturais, uma vez que serão potenciados os resíduos provenientes da cantina escolar. Este projeto assenta na consolidação de conhecimentos adquiridos quer em contexto de sala de aula, quer em contexto extra-escola, nomeadamente ao nível da dinâmica dos ecossistemas, de práticas agrícolas e da correta gestão de resíduos.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Expressão Plástica, Estudo do Meio
- N.º de alunos envolvidos: 221
- N.º de funcionários da Escola envolvidos:
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
Os pais e avós para além de visitarem o Jardim, têm cedido sementes e sacos artesanais para as plantas aromáticas. Contribuem ainda com alguns matérias que têm servido como sementeiras. São ainda convidados a participar em Workshops sobre a temática, sendo que no presente ano letivo já participaram no workshop “Plantas aromáticas e medicinais” dinamizado pela Associação Verde Narrativa. Neste workshop, para além de poderem conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais e compreender a utilização prática das plantas na culinária e nos cuidados básicos de saúde, foi possível a aquisição de algumas plantas aromáticas apresentadas em vaso ou secas. Ocorre a divulgação contínua no blog do Jardim (diário-do-jardim.blogspot.com) das atividades realizadas. Este sítio na WEB funciona como um diário online das atividades desenvolvidas no Jardim. Deste modo, para além de ficarem registados dados que poderão ser importantes para posteriores culturas, torna-se uma forma de partilhar este projeto com toda a comunidade educativa e extra escola.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Foi e é possível proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas, de tal forma que alguns alunos partilharam com os colegas o facto de o Jardim ter sido uma grande motivação para darem os primeiros passos na agricultura como hobbie e darem início a hortas em suas casas. Muitos começaram a querer perceber mais sobre plantações, sendo que o fizeram quer em livros, quer junto dos seus avós e vizinhos. Inclusivamente pediram aos pais para terem uma pequena área do seu jardim destinada à implementação da sua horta. Deste modo, procura-se levar os alunos a aprender algumas práticas de produção de alimentos de forma a que possam transmiti-las aos seus familiares.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção do Jardim no ano letivo de 2012/2013 ocorreu com atividades dinamizadas ao longo de três sessões semanais de 45 minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras às 13h10. Os alunos foram sempre acompanhados por mim, que forneci todas as orientações para a elaboração das diferentes tarefas. Preferencialmente foram criadas pequenas equipas de trabalho em cada uma das sessões, para que os alunos aprendessem a trabalhar em equipa e para que fosse agilizada a repartição de tarefas. No ano letivo de 2013/2014 as sessões do jardim decorrem uma vez por semana, para os alunos de 2º e 3.º ciclos e uma vez por mês para os alunos do terceiro ano do primeiro ciclo, e sempre que oportuno para os alunos do pré-escolar.
Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo o solo é preparado pelos alunos (mais velhos) recorrendo às alfaias agrícolas existentes. São removidas as ervas daninhas e as que todas as que comprometem os processos de consociação, bem como alguns calhaus existentes.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. No ano letivo transato houve a prática de consociações incluindo hortícolas e aromáticas. Foram praticadas culturas consociadas por exemplo de alfaces-brócolos, alfaces-pimentos, alfaces-tomateiro, rúcula-manjerona. Foram plantadas plantas aromáticas desde manjerona, hortelã, coentros, menta, tomilho-limão, hortelã da ribeira, cebolinho, salva, poejos, orégãos, erva-cidreira, rúcula e fisalis. No presente ano letivo foram semeadas favas em consociação com as alfaces e couves em consociação com o alho-francês. Fez-se a sementeira de alhos, malaguetas, rabanetes, cenouras, ervilhas, salsa e calêndula.
Como é feita a gestão da rega?
Inicialmente a feita recorrendo, fundamentalmente, a água da chuva que se encontrava armazenada numa arca que estava no local onde está implementado o Jardim. Atualmente a rega é feita com o aproveitamento da água das chuvas que é recolhida através de garrafas e água e baldes colocadas no espaço do Jardim. A rega é sempre feita com a utilização de garrafas de plástico PET de modo a reutilizar materiais.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
É feito o controlo de pragas e doenças,com uma vigia periódica,contudo, atendendo às condições climatéricas no corrente ano letivo, não houve ainda oportunidade de intervenção a este nível, sendo que está prevista, por exemplo,o controlo de lesmas recorrendo a armadilhas com cerveja e cascas de ovos.
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
Os animais existentes no Jardim (como minhocas) não são removidos, permanecendo no solo de modo a não prejudicar o equilíbrio do ecossistema. A escola tem uma população de porcos da índia sendo que estes são por vezes alimentados com as folhas de alfaces e couves removidas do Jardim.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alunos do pré-escolar, acompanhados pelas suas educadoras, foram responsáveis pela colheita das alfaces e da rúcula, que foram incluídas na sua alimentação pelo refeitório. Deste modo, as crianças entenderam que é possível incluir na sua alimentação produtos cultivados por eles próprios, e deste modo interiorizar hábitos de vida saudáveis. Já no presente ano letivo, os alunos do pré-escolar colheram os tomates (cherry e chucha) que foram incluídos numa refeição servida no refeitório. O projeto do Jardim de Aromas apresentou a sua candidatura à 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" - Ano Letivo 2013/2014. Prevê-se a participação em mercados municipais, promovidos pela Associação Cultural Metamorfose, e pela Associação Verde Narrativa.