Escola Básica Fialho de Almeida - Cuba
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na Escola Básica Fialho de Almeida existe Horta há mais de 5 Anos.
Área aproximada da horta
A horta tem a área de 42mX8,5m=357m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Pretende-se promover práticas de sustentabilidade no espaço escolar. Sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da agricultura biológica e usar os produtos biológicos na confecção de alimentos na Unidade de Ensino Especial e por toda a comunidade escolar. Desenvolver com os alunos a consciência da importância das culturas em Modo de Produção Biológica (MPB) com o uso adequado do solo e com respeito pelo ambiente. Alertar para o uso correto dos solos evitando o uso intensivo e a utilização indiscriminada de pesticidas e fertilizantes. Para isso, foi ministrado aos alunos alguns princípios em que se poderá basear a agricultura biológica: princípio da saúde, princípio da ecologia, princípio da justiça e princípio da precaução. Para os alunos, a horta biológica, é um espaço de aprendizagem mas também pretende estimular a responsabilidade e fortalecer o espírito de grupo.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Por se tratar de uma horta grande pode-se dividir em pequenos espaços e fazer mini hortas para os vários anos/ciclos incutindo responsabilidade. Tem a vantagem de se poder fazer um maior número de culturas e em maior quantidade.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura e a componente prática do Curso EFA de Jardinagem e Espaços Verdes
- N.º de alunos envolvidos: 85
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são sensibilizadas para a existência da horta convidando à sua participação. Os alunos levam alguns produtos para casa e os pais/avós enviam para a escola sementes e plantas para termos grande variedade na horta contribuindo para a sua motivação.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Alguns alunos competem entre si para trazerem sementes e plantas. Pedido para ir colher vegetais da horta pois no outro dia a sopa sabia bem melhor com os espinafres ou com a nabiça da horta. É também pedido muitas ervas aromáticas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias da semana, à exceção da quarta-feira, trabalha um grupo de alunos na horta. A coordenação e repartição das tarefas é feita pela docente da disciplina de hortofloricultura. Normalmente à sexta-feira calendarizam-se as atividades que deverão ser feitas durante a semana com indicação dos grupos de trabalho.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo pode ser realizada manual ou mecanicamente. Uma vez que se trata de uma área consideravelmente grande a mobilização do solo é feita é feite pelos adultos com motocultivador. Antes procede-se à limpeza do terreno e fertiliza-se o solo com composto maduro retirado do compostor, depois é espalhado sobre a superfície do terreno e incorporado em profundidade durante a mobilização do solo. Em pequenos espaços ou canteiros usa-se uma enxada ou sachola.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Na horta é feita compostagem em dois compostores de ripas de madeira construídos pelos alunos e docentes. Os materiais resultantes do desperdício da horta biológica e os desperdícios vegetais do refeitório da escola são enviados para os compostores existentes na horta onde sofre o processo de compostagem e é novamente utilizado como fertilizante dos canteiros. Semanalmente é feita a manutenção do compostor verificando-se o aspeto, o cheiro, a humidade e a necessidade de reviramento.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta estão instaladas várias espécies de ervas aromáticas em consociação com variedade de couves, alfaces, espinafres, nabiças, alhos e cebolas. Ocupação do espaço com plantas de ciclo curto e longo (couves e alfaces). Aproveitamento do azoto captados pelas leguminosas (ervilhas e favas).
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com recurso à água canalizada, proveniente de um poço com ajuda de mangueiras. Nas culturas de primavera-verão são abertas caldeiras ou regos/valas para permitir a rega. Essas estruturas são tapadas com uma camada de aproximadamente 15 a 20 cm com ervas (sem sementes), relva cortada e folhas para impedir que seja evaporada muita água. No final das culturas essas ervas são incorporadas no solo pois ficam praticamente decompostas. A rega é da responsabilidade dos alunos do E. Especial e do Curso EFA que se organizam em grupos para procederem a essa atividade.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Por se tratar de uma horta biológica não são usados produtos químicos. Assim é verificado, pelos alunos, se existem alguma praga ou doença. São identificadas e depois é decidido em conjunto a melhor forma de atuar. Ter sempre o cuidado de manter a horta limpa através da erradicação de todas as infestantes, lavar e desinfetar os utensílios e ferramentas de trabalho, trabalhar na horta com sementes e plantas sãs. Plantar variedades residentes e plantas repelentes de insetos. Ter cuidado com as regas por cima – o míldio e outras doenças ocorrem com frequência nas folhas que permanecem húmidas. Como temos muitas lesmas usamos pires de cerveja velha distribuídos por toda a horta. Se necessário pode-se proceder à aplicação de calda bordalesa, óxido de cobre e enxofre nas culturas com míldio ou oídio (e outras doenças fúngicas). Usar rotação culturas e consociações.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Alguns produtos são utilizados na confecção de alimentos na disciplina de Culinária dos alunos da Educação Especial. Os alunos do curso EFA levam muitos dos produtos para consumo próprio, uma vez que os mesmos estão abrangidos pelo Rendimento Social de Inserção e vivem em condições económicas desfavoráveis.