Escola EB 2,3 de Rates

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta exterior, com várias plantações, entre as quais podemos observar a de favas e de cebolas.Horta exterior, com várias plantações, entre as quais podemos observar a de favas e de cebolas.
  • Horta interior, estufa, com uma plantação de alho francês e uma pequena horta vertical de morangueiros.Horta interior, estufa, com uma plantação de alho francês e uma pequena horta vertical de morangueiros.
  • Na estufa, horta interior, plantação de cenouras.Na estufa, horta interior, plantação de cenouras.
  • Plantas aromáticas de várias espécies, no exterior.Plantas aromáticas de várias espécies, no exterior.
  • Alunos nos vários trabalhos práticos nas hortas interior, exterior e zona de pomar.Alunos nos vários trabalhos práticos nas hortas interior, exterior e zona de pomar.
  • Zona exterior com várias árvores de fruto e outras plantações.Zona exterior com várias árvores de fruto e outras plantações.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta tem 5 anos. Inicialmente, tinha uma área mais reduzida, mas ao longo tempo tem aumentado.

Área aproximada da horta

A horta está dividida em quatro zonas: no exterior temos - um jardim de plantas aromáticas com aproximadamente 45 m2, uma horta com 176 m2 e uma zona de pomar com 50m2. Temos também ainda, uma horta interior (estufa) com aproximadamente 42m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As principais motivações foram as seguintes: - existência de terrenos sem qualquer utilização; - promover o gosto pela prática de uma agricultura biológica; - incentivar os alunos a boas práticas ambientais; - sensibilizar para a promoção da sustentabilidade da Terra. Para além das razões apresentadas anteriormente, convém referir que a escola se situa numa zona agrícola o que promove um maior empenho dos alunos na criação deste tipo de projetos, que já lhes é familiar no dia-a-dia.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto é original, uma vez que para além de promovermos a prática de uma agricultura biológica, também fazemos uma boa utilização dos recursos biológicos aí produzidos. Os produtos produzidos são utilizados na cantina e são realizadas pequenos mercados agrícolas na escola. Outro aspeto que é original, é o facto de estarmos a desenvolver um mecanismo de recolha das águas pluviais para rega da horta. Através deste processo, vamos conseguir regar a horta sem existir gasto de água do sistema de abastecimento da escola. Este projeto com a designação de "No recolher, é que está o ganho!" irá permitir uma horta totalmente sustentável sem custos para a escola. Outra inovação prende-se com o facto de, nesta zona agrícola existir um forte recurso à aplicação de produtos químicos no solo. Com este tipo de hortas os alunos vão aprendendo a praticar uma agricultura biológica, sem o recurso a produtos químicos e vai transmitindo estes conhecimentos para o seu meio familiar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Fruticultura, Horticultura e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 17
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 17

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas neste projeto, pelo facto de permitirem que os seus educandos frequentem todas estas atividades. Para além disso, alguns dos produtos que saem da horta também vão para casa dos encarregados de educação destes alunos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Prática de uma agricultura biológica; - Prática do processo de compostagem; - Transmissão de conhecimentos para a comunidade envolvente (zona rural); - Divulgação das atividades produzidas por estes alunos, através do Diretor de Turma.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em grupos de três elementos e cada equipa tem tarefas especificas para realizar nestes espaços. Temos alunos a tratar do pomar, outros das culturas da estufa, outros da horta exterior e outros, ainda, do jardim de plantas aromáticas. Convém salientar que, existe uma rotatividade nos grupos, ou seja, ao fim de algum tempo mudam de área a tratar para deste modo todos passarem por os quatro locais /estufa, pomar, horta exterior e jardim das plantas aromáticas). Ao longo das várias tarefas que vão realizando as diversas equipas podemos referir as seguintes: rega, poda, enxertos, cultivo das várias culturas, preparação do terreno, colheita dos produtos, controle de pragas e doenças...

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita sem o recurso a produtos químicos, para não poluir o ambiente. Como realizamos a compostagem, o "composto" obtido por este processo é utilizado na preparação do solo. O composto que é um adubo orgânico resultante da decomposição de restos de vegetais, permite melhorar a estrutura dos solos, devolver à terra os nutrientes que necessita, aumentar a capacidade de retenção de água e diminuição o risco da erosão do solo. Para além desta técnica, também se utiliza a adubação verde, com a introdução das leguminosas (favas, feijão, tremoceiro ...) permite aumentar a fixação biológica de azoto. Também existe o cuidado, realizar uma rotatividade de culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com todos os resíduos produzidos na cantina da escola (cascas, restos de vegetais,...) e nos espaços verdes envolventes, assim como, nas zonas referentes às práticas agrícolas (corte de relva, folhas das árvores, restos de culturas vegetais, entre outros). Para além dos verdes, obtêm-se os castanhos na bouça em frente à escola. Esta prática, compostagem é realizada numa zona da horta exterior.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são de acordo com a época do ano. Podemos referir que ao longo do ano, fomos cultivando: batata, favas, feijão, alface de vários tipos, couve repolho, penca, couve flor, couve brócolos, cenoura, nabos, rabanete, abóbora, morangos, beterraba, cebola, alho francês, pimentos, pepinos, ervilhas de grão, ervilhas de quebrar, tomate, entre outras). As árvores de fruto que temos são as seguintes: macieiras, limoeiros, ameixoeiras e tangerineiras. As plantas aromáticas são: salsa, salva, alfazema, loureiro, alecrim, manjericão e orégãos. As consociações que por vezes se fazem são as seguintes: com alface coloca-se também cenouras, couve, feijão, cebola, pepino, morangos, rabanete e tomate. Outra é com o alho francês associa-se alface, cebola, tomate, cenoura, couve. Com a batata associa-se o feijão.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente e agora vamos começar a realizar com a utilização das águas pluviais recolhidas. Através do projeto "No recolher, é que está o ganho!" estamos a recolher as águas pluviais para reservatórios, para posteriormente ser utilizada na rega dos espaços verdes e as zonas das hortas, pomar e jardim das plantas aromáticas. Esta rega é sempre realizada ou no início da manhã ou final da tarde para evitar as horas de maior intensidade do sol.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controle de pargas e doenças é feito com a utilização de certas plantas que afastam determinados tipos de insetos. São muitas das vezes utilizadas nas bordaduras das culturas para impedir o "ataque" por parte determinadas pragas que afetam as culturas. Utiliza-se também por vezes o serrim, areia fina, vinagre para afastar os possíveis infestantes das culturas. Este controle é sempre feito sem o recurso a produtos químicos, mas apenas com a utilização de outros tipos de seres vivos ou produtos naturais.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Através dos produtos que saem destes locais são realizados pequenos mercados com os excedentes que não vão para a cantina. Para além disso, a escola está a promover este ano um concurso "MasterChef Solar" com a utilização de dois recursos naturais a energia solar e os recursos biológicos. Este concurso pretende que os alunos, com fornos solares por eles construídos, confecionem pratos com recurso aos produtos vindos das hortas da escola. Deste modo, vamos utilizar, vários tipos de couve, batata, nabo, entre outros vegetais para confecionar uma sopa, outros legumes para a realização de saladas, morangos para sobremesas. Deste modo, estamos a sensibilizar os alunos para a rentabilização dos recursos naturais e neste caso, para os recursos produzidos na escola - recursos biológicos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Rates

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Campos Costa