Horta grande (superior a 10m²)



Há 10 anos.
143 metros quadrados
Algumas crianças não conheciam a origem dos alimentos e através da horta tinham possibilidade de experimentar e descobrir como nascem e crescem os legumes que comem. Além disso adquirem muitas aprendizagens através do contacto com a terra, responsabilizando-se por cuidar, tratar e respeitar a natureza.
É 100% biológica, os produtos são cultivados com a participação ativa dos alunos bem como o envolvimento das famílias sob orientação do corpo docente; é adubada com os resíduos orgânicos dos animais da escola. e de outros materiais com que todos colaboram.
Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos filhos com convites e ainda através da divulgação e incentivo no placar Eco-Escolas. Chegamos a dinamizar a horta com a participação dos pais a um sábado por mês a que demos o nome de Eco-Sábado e foi muito participada.
A nossa horta é exemplo para toda a comunidade educativa chegando a receber visitas de outras escolas para aprenderem connosco como se faz uma horta biológica.Todos os anos recebemos alunos dos CEF`S e EFA`S, assim como estagiários camarários para aprenderem com as nossas crianças e partilharem experiências. O ano passado fizemos intercâmbio com a Escola Secundária de S.Pedro e recebemos várias turmas do 8º, 9º e 10º ano. As famílias das crianças também já fazem compostagem e evitam os produtos químicos nas suas hortas.
Fazemos reuniões periódicas(assembleias gerais) para distribuirmos tarefas e cada sala tem um canteiro e um dia por semana para trabalhar na horta.Além disso organizamos atividades comuns em ocasiões especiais onde juntamos toda a escola na horta e aí trabalhamos em equipa. Os principais responsáveis e impulsionadores do trabalho são os oito alunos que fazem parte do Eco-Conselho. O Jardim de Infância tem mais disponibilidade e utiliza mais a horta tendo um quadro de tarefas para selecionar os responsáveis.
Com composto realizado por todas as crianças com a colaboração das famílias e do assistente Operacional.
Sim
Temos um compostor onde juntamos resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa com um balde próprio, variando de responsável todas as semanas.Colocamos em camadas alternadas de verdes e castanhos misturando diversos e diferentes materiais: restos vegetais, relva, cinza da lareira, palha, resíduos orgânicos dos coelhos e galinhas que criamos,aparas de poda, borras de café, cascas de ovos, saquinhos de chá, folhas secas, entre outros.
Temos hortícolas e plantas aromáticas,árvores de fruto e chás. Toda a orla da horta tem plantas aromáticas para atrair os insetos auxiliares que ajudam a afastar as pragas naturais das culturas.
Não tem sido necessário regar a horta porque este ano tem chovido muito. Temos um depósito para recolher a água da chuva e é com essa água que as crianças regam a horta,através de regadores. Nos dias de calor, logo de manhã, antes das crianças chegarem(8,30) o Assistente Operacional rega a horta com baldes ou no final do dia, pelas 19h.
Através de registos que as crianças fazem na sala, depois de constatarem na horta. Quando surgem piolhos nas favas tentamos eliminá-los com uma solução de água e sabão ou com urtigas maceradas. As plantas aromáticas atraem joaninhas e outros insetos auxiliares que ajudam a combater o controlo das pragas.
Sim
Coelhos e galinhas.
Todos os anos,por altura do dia Eco-Ecola ou dia da alimentação fazemos uma feira de produtos biológicos aberta a toda a comunidade em que vendemos os produtos da horta, os nossos chás e compotas que as crianças confecionam na escola com a ajuda das famílias. Todas as semanas fazemos atividades de culinária utilizando produtos da horta ou do pomar, incentivando as crianças a praticarem uma alimentação saudável. Na época das saladas preparamos os nossos vegetais para completar as refeições que a empresa serve no refeitório. Fazemos peddy-papers com perguntas acerca da horta.