Jardim de Infância de Ferreiros e EB1 do Prado

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista geral da horta, junto à entrada do portão da escola em que se vê as cerejeiras,os ramos das plantas silvestres:amoras e framboesas; a casinha dos animais e o edifício da escola com a bandeira Eco-Escolas hasteada e um eco-código na parede.Vista geral da horta, junto à entrada do portão da escola em que se vê as cerejeiras,os ramos das plantas silvestres:amoras e framboesas; a casinha dos animais e o edifício da escola com a bandeira Eco-Escolas hasteada e um eco-código na parede.
  • Croqui da horta realizado pela  mãe de uma criança do JI.Croqui da horta realizado pela mãe de uma criança do JI.
  • Croqui da horta realizado pelas crianças do JI com materiais de desperdício, em que não falta o compostor ,a casinha dos animais, os espantalhos e o gira vento.Croqui da horta realizado pelas crianças do JI com materiais de desperdício, em que não falta o compostor ,a casinha dos animais, os espantalhos e o gira vento.
  • Visita dos alunos da Escola de S. Pedro a provar as nossas framboesas, morangos silvestres e cerejas.Visita dos alunos da Escola de S. Pedro a provar as nossas framboesas, morangos silvestres e cerejas.
  • No início do ano ,uma aula na horta para incentivar as crianças a participar no programa, demonstrando as vantagens da agricultura biológica.No início do ano ,uma aula na horta para incentivar as crianças a participar no programa, demonstrando as vantagens da agricultura biológica.
  • Crianças a colher morangos para atividades de culinária :tartes, espetadas,batido e  compota.Crianças a colher morangos para atividades de culinária :tartes, espetadas,batido e compota.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos.

Área aproximada da horta

143 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Algumas crianças não conheciam a origem dos alimentos e através da horta tinham possibilidade de experimentar e descobrir como nascem e crescem os legumes que comem. Além disso adquirem muitas aprendizagens através do contacto com a terra, responsabilizando-se por cuidar, tratar e respeitar a natureza.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É 100% biológica, os produtos são cultivados com a participação ativa dos alunos bem como o envolvimento das famílias sob orientação do corpo docente; é adubada com os resíduos orgânicos dos animais da escola. e de outros materiais com que todos colaboram.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A nossa escola tem 3 salas do 1ºCiclo e uma de Jardim de Infância.Todas participam na horta
  • N.º de alunos envolvidos: 85
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Vários

Como são envolvidas as famílias?

Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos filhos com convites e ainda através da divulgação e incentivo no placar Eco-Escolas. Chegamos a dinamizar a horta com a participação dos pais a um sábado por mês a que demos o nome de Eco-Sábado e foi muito participada.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A nossa horta é exemplo para toda a comunidade educativa chegando a receber visitas de outras escolas para aprenderem connosco como se faz uma horta biológica.Todos os anos recebemos alunos dos CEF`S e EFA`S, assim como estagiários camarários para aprenderem com as nossas crianças e partilharem experiências. O ano passado fizemos intercâmbio com a Escola Secundária de S.Pedro e recebemos várias turmas do 8º, 9º e 10º ano. As famílias das crianças também já fazem compostagem e evitam os produtos químicos nas suas hortas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fazemos reuniões periódicas(assembleias gerais) para distribuirmos tarefas e cada sala tem um canteiro e um dia por semana para trabalhar na horta.Além disso organizamos atividades comuns em ocasiões especiais onde juntamos toda a escola na horta e aí trabalhamos em equipa. Os principais responsáveis e impulsionadores do trabalho são os oito alunos que fazem parte do Eco-Conselho. O Jardim de Infância tem mais disponibilidade e utiliza mais a horta tendo um quadro de tarefas para selecionar os responsáveis.

Como é feita a preparação do solo?

Com composto realizado por todas as crianças com a colaboração das famílias e do assistente Operacional.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor onde juntamos resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa com um balde próprio, variando de responsável todas as semanas.Colocamos em camadas alternadas de verdes e castanhos misturando diversos e diferentes materiais: restos vegetais, relva, cinza da lareira, palha, resíduos orgânicos dos coelhos e galinhas que criamos,aparas de poda, borras de café, cascas de ovos, saquinhos de chá, folhas secas, entre outros.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos hortícolas e plantas aromáticas,árvores de fruto e chás. Toda a orla da horta tem plantas aromáticas para atrair os insetos auxiliares que ajudam a afastar as pragas naturais das culturas.

Como é feita a gestão da rega?

Não tem sido necessário regar a horta porque este ano tem chovido muito. Temos um depósito para recolher a água da chuva e é com essa água que as crianças regam a horta,através de regadores. Nos dias de calor, logo de manhã, antes das crianças chegarem(8,30) o Assistente Operacional rega a horta com baldes ou no final do dia, pelas 19h.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de registos que as crianças fazem na sala, depois de constatarem na horta. Quando surgem piolhos nas favas tentamos eliminá-los com uma solução de água e sabão ou com urtigas maceradas. As plantas aromáticas atraem joaninhas e outros insetos auxiliares que ajudam a combater o controlo das pragas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Coelhos e galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os anos,por altura do dia Eco-Ecola ou dia da alimentação fazemos uma feira de produtos biológicos aberta a toda a comunidade em que vendemos os produtos da horta, os nossos chás e compotas que as crianças confecionam na escola com a ajuda das famílias. Todas as semanas fazemos atividades de culinária utilizando produtos da horta ou do pomar, incentivando as crianças a praticarem uma alimentação saudável. Na época das saladas preparamos os nossos vegetais para completar as refeições que a empresa serve no refeitório. Fazemos peddy-papers com perguntas acerca da horta.

 

Publicado por: Jardim de Infância de Ferreiros e EB1 do Prado

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Luísa F. Gomes Ferreira Queirós