Escola EB1/JI de Vale Mourão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi criada este ano letivo.
Área aproximada da horta
10m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Através deste projeto pretende-se dotar a comunidade escolar de conhecimentos teóricos e práticos sobre agricultura biológica, de forma a levar à criação de espaços de horta que levem a população escolar a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma atividade de valorização da reciclagem.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de estruturar uma noção de equilíbrio do ambiente e o seu papel na sustentação do planeta; possibilitar uma experiência de contacto com a natureza; dinamizar os espaços exteriores e experimentar outras formas de ensino através da observação e análise do processo de crescimento.Experimentar diferentes culturas e sementeiras; desenvolver preparação e gosto pelas atividades agrícolas e jardinagem; desenvolver atitudes que possibilitem uma subida dos níveis de autoestima; proporcionar o desenvolvimento físico e motor, a partir de atividades manuais e dinâmicas; desenvolver e estruturar noções de espaço e tempo.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
- N.º de alunos envolvidos: 226
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Associação de Pais
Como são envolvidas as famílias?
Através da manutenção da horta durante as pausas letivas e a elaboração de trabalhos de pesquisa sobre o que é uma horta biológica e quais os produtos que daí advêm com os respetivos educandos.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
No final do ano um aluno de cada ano de escolaridade em representação da sua turma, respetivos professores, membros da Associação de Pais e Diretor do Agrupamento, entregaram um cabaz com produtos da horta a um centro de dia para a 3ª idade que existe na comunidade.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias um grupo de 5 alunos ( 1 de cada ano de escolaridade), rega a horta, retira ervas daninhas,ajeita as placas que identificam cada legume,etc. Os grupos são rotativos de forma a que todos os alunos da escola façam a manutenção da horta.
Como é feita a preparação do solo?
Foi trazida terra própria para a horta pois a da escola é uma terra muito pouco fértil.O fertilizante utilizado foi café proveniente de um café do bairro.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomate, favas, ervilhas, couve penca,cabaças.
Como é feita a gestão da rega?
Diariamente por um grupo de alunos e pelas Assistentes Operacionais ou Associação de Pais durante as pausas letivas.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através da observação diária da horta verificámos que não existem até à data quaisquer pragas ou doenças.
Existem animais ligados à horta?
Não