Escola EB 1/PE da Assomada
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há pelo menos 5 anos
Área aproximada da horta
Aproximadamente 60 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Existe uma necessidade cada vez maior de a sociedade produzir alimentos com qualidade , alimentos biológicos, nada melhor que ensinar alunos com idades compreendidas entre os sete e os onze anos. Compreender que é possível produzir alimentos sem recurso a produtos químicos. Ensinamos aos nossos alunos muitos dos conteúdos do estudo do meio , aproveitamos assim a horta como um factor motivacional.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Aproveitamos muitas vezes sugestões de sites (novos rurais), fazendo assim com que a nossa comunidades escolar perceba o sentido de reutilizar, a nosso ver é esta a grande originalidade e também em muitos casos o saber aproveitar o espaço fisico disponivel.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Informática, estudo do meio, língua portuguesa, matemática, expressão plástica...
- N.º de alunos envolvidos: 22
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8
Como são envolvidas as famílias?
Contribuem com sementes, adubo natural dos animais, com a sua experiência...
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos da turma do terceiro ano B, que são os alunos que basicamente estão mais envolvidos neste projeto, reclamam junto dos pais muitas vezes que não é para comprar aquelas cenouras bonitas, mas sim aquelas todas enrrugadas que o senhor tem ali na barraca à venda, chamam os pais e os avós à atenção para não utilizarem produtos químicos, falam em casa com os pais acerca das melhores horas para regarem, dos tipos de rega...
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No tocante à manutenção, esta é feita pelos professores responsáveis , pelos funcionários e pelos alunos nas horas previamente acordadas.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é cavado, é-lhe adicionado os restos de ervas, Os restos das podas do ano anterior, Estrume de origem animal, (normalmente em finais de setembro e inicios de outubro.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com os restos das cascas de todo o tipo de legumes e fruta proveniente da cantina da escola.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Neste momento temos semeados nabos, couves repolho,favas, alho francês e nabo roxo, temos árvores de fruto ( bananeiras, pitangueiras, maracujaseiros. macieiras, goiabeiras,diospireiro, mangueiro
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita às primeiras horas da manhã ou às ultimas horas da tarde. É feita por aspersão, sempre rente ao chão.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
UMa coisa que nós aqui aprendemos foi de que na agricultura biológica a natureza regula-se por si própria , assim sendo nunca tivemos uma praga de animais, no tocante às doenças, fomos conversando com alguns pais que são produtores biológicos e aconselharam-nos a utilizar enxofre lavável e oleo de verão.
Existem animais ligados à horta?
Não