Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Começou este ano lectivo- 2013/2014.
Área aproximada da horta
60 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Promover uma horta biológica na escola; Incutir conhecimentos sobre produtos biológicos; Divulgar o trabalho dos alunos; Dar a conhecer a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade do projecto prende-se com a recuperação de um talhão de terreno que estava “abandonado” Inicialmente fez-se a recolha do lixo não degradável, seguido de toda a preparação do terreno manualmente aproveitando a erva aí existente para compostagem, mas também para a fertilização do solo. A seguir fez-se a construção de uma estufa para a sementeira dos produtos; Esta estufa foi construída com estacas de mimosa e da total responsabilidade dos alunos. Antes da construção, os alunos fizeram o esboço da planta da estufa, registaram o material necessário, foram aproveitar os paus de mimosa, do desbaste feito na escola e aproveitaram arames e plásticos de outras actividades.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Preparação do terreno e tratamento fitossanitários e Ciências Naturais.
- N.º de alunos envolvidos: 7
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7
Como são envolvidas as famílias?
Todos de uma forma indirecta dando Informações para as sementeiras, para darem sementes…
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Tratando-se de uma escola com alunos que de uma forma geral são pouco motivados para os estudos, com baixa auto-estima e com interesses divergentes, este projecto é uma forma de valorizar o seu trabalho, incidindo mais na parte prática, e promover o reconhecimento do trabalho desenvolvido.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Pelo facto da turma de mecanização, na disciplina de preparação do terreno e tratamentos fitossanitários, ter apenas 7 alunos, as tarefas são repartidas facilmente por todos.
Como é feita a preparação do solo?
Na parte inicial foi feita manualmente, cavado à enxada (ver foto em anexo); posteriormente utilizou-se o motocultivador para fresar o terreno. Para além da compostagem já realizada, introduziu-se estrume dos animais da quinta(escola) para fertilizar o solo. Os passos seguintes serão todos realizados manualmente.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com todos os restos de materiais degradáveis possíveis.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cenouras, chirivia e algumas plantas aromáticas.
Como é feita a gestão da rega?
Ainda não foi necessário fazer-se mas, está a pensar-se num sistema de rega elaborada pelos alunos utilizando garrafas de plástico e pedaços de mangueira.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Ainda não foi realizada nenhum controlo de pragas ….
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
Indiretamente através do estrume dos animais- porcos, cavalos, vacas e ovelhas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Promover a aquisição dos produtos biológicos por toda a comunidade educativa. Aquando a recepção dos alunos de outras escolas para conhecer a nossa escola, divulgam-se e distribuem-se alguns dos produtos produzidos.