Centro Educativo da Bela Vista
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde Fevereiro de 2014
Área aproximada da horta
20m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Motivações: - Participação da escola no projecto Eco-Escolas; - Consciência da necessidade de termos um ecossistema equilibrado, meio ambiente de qualidade e com biodiversidade; - Gosto por alimentação saudável Objectivos: - Fomentar a prática da horticultura tradicional ou biológica; - Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos (ou produtos vegetais provenientes de agricultura tradicional); - Sensibilizar a população para o respeito e defesa pelo ambiente; - Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos; - Promover a formação pedagógica dos formandos e funcionários no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas do ambiente; - Proporcionar oportunidades para que os formandos e funcionários observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção; - Proporcionar oportunidades para que os formandos e funcionários possam participar e aprender como se desenvolvem os trabalhos hortícolas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- "Custo zero do projecto": um dos objectivos deste projecto é que o seu custo fosse aproximado ao valor ZERO em termos financeiros. Todos os materiais, ferramentas, produtos, fabrico e aquisições foram realizados através de doações, cedências, aproveitamentos, reciclagem e fabrico dos mesmos na escola; - Implementação de um projecto hortícola numa escola, com a participação activa de pelo menos 90% da comunidade escolar do centro; - Objectivo de implementação de uma micro-dinâmica de sustentabilidade dentro do centro; - Acção educativo-pedagógica de toda a comunidade educativa do centro: elaboração de placas de identificação das culturas traduzidas em 2 línguas (Inglês e Francês); aprendizagem dos princípios de agricultura biológica e seu modo de produção; percepção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação em acções e palestras de sensibilização à consciência ambiental;
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 12
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Aprender com Autonomia; Educação Física; TIC; Linguagem e Comunicação; Cidadania e Empregabilidade; Língua Estrangeira; Matemática para a Vida; Formação Tecnológica
- N.º de alunos envolvidos: 40
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Participação indirecta, pois devido à natureza de intervenção sócio-educativa do centro, bem como a especificidade das suas regras, as famílias não podem participar directamente. Numa fase posterior à completa implementação do programa inicial, irão participar através da aquisição dos produtos cultivados e comercializados nos mini-mercados realizados pelo centro, assim como no fornecimento/patrocínio das diferentes necessidades do projecto.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Interesse, cada vez maior, em participar activamente e diariamente no projecto; - Consciência de práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura familiar; - Maior conhecimento científico da biologia e ecossistemas; - Respeito pelo meio ambiente; - Espírito de cooperação, entre-ajuda, e partilha de conhecimentos entre toda a comunidade.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Foi definido um horário semanal para manutenção do Horta, onde constam os agentes intervenientes e as acções a levar a cabo numa base diária;
Como é feita a preparação do solo?
Fases de preparação, respeitando os princípios da agricultura biológica: limpeza de detritos do solo; irrigação; descompactamento do solo; definição dos canteiros; arranjos envolventes; enriquecimento com matéria orgânica adquirida através da compostagem produzida na centro.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
- Selecção criteriosa dos desperdícios da cozinha da cantina do centro, composto basicamente por: cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes. - Relva cortada dos jardins do centro. - Foi criada, pela aficina de carpintaria do centro, uma caixa de composto de cerca de 2m x 2m, constituída por ripas de madeira (mogno) com cerca de 15cm x 200cm, que se vão montando e compondo conforme o composto vai sendo enchido.
Quais as culturas / consociações instaladas?
- Alface, tomate, tomate cereja, pepino, beringela, courgete, cebola, cenoura, abóbora, feijão, cenoura, couve, morangos e aromáticas (lavanda, alfazema, coentros, salsa, hortelã, poejo)
Como é feita a gestão da rega?
Fase inicial: rega manual diária, 2x por dia, início da manhã e ao fim da tarde. Calendário semanal de manutenção da rega. Fase seguinte: rega gota-a-gota.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
- Observação directa para identificação; - Consociações;
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
Galinhas
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção dos alimentos produzidos na cozinha da escola para consumo interno; - Venda directa dos produtos aos funcionários da escola; - Criação de horta vertical para as aromáticas, através de paletes de madeira; - Criação de vasos através do aproveitamento de garrafões e garrafas de plástico em desperdício; - Criação de pequenos vasos com aromáticas, através do aproveitamento de garrafas de água pequenas, para oferta aos encarregados de educação na actividade - Festa da Família;