Horta grande (superior a 10m²)



Há cerca de três anos
Cerca de 15 metros quadrados
Pretendemos criar e dinamizar a nossa horta de forma a que todos os alunos, pessoal docente e não docente bem como a restante comunidade educativa, possam participar neste projeto. Para além disto, queremos promover o conhecimento da origem dos produtos que os alunos consomem e fomentar o consumo de produtos biológicos bem como a criação de hortas urbanas pelas famílias dos alunos.
A implicação de todos os alunos do colégio, desde a Creche até ao 1.º Ciclo, e pessoal docente e não docente, na dinamização das atividades da horta.
Estão a ser informadas, através das notícias expostas no Ponto Verde e na página do Facebook do Colégio, das atividades que estão a decorrer ou que se encontram planificadas. Posteriormente, serão convidadas a visitar a horta, a participar no concurso "Um espantalho para a horta", a irem aos mercados que iremos visitar e onde iremos vender os produtos cultivados na horta para ver a comercialização dos mesmos, no desafio "A horta lá de casa", onde serão desafiados a construirem uma horta urbana na sua casa, na palestra sobre as hortas urbanas e a participarem na feira de produtos biológicos.
Aumento do consumo de produtos biológicos pelos alunos e respetivas famílias (visível nos dados recolhidos da auditoria ambiental realizada no ano letivo anterior em comparação com os deste ano.) e na criação de horta urbanas por algumas famílias. Os alunos encontram-se mais esclarecidos no que diz respeito à cultivo de plantas.
Há uma calendarização definida pela responsável pela horta, a Clara Silva, de acordo com o estado do tempo, o estado da horta e as culturas próprias em cada altura do ano. Cada sala é convidada a inscrever-se para ser a responsável por essa atividade (retirar ervas daninhas, transplantar morangueiros, etc..), sendo que é obrigatório que todos os alunos e funcionários participem e que cada sala produza trabalhos, de acordo com o currículo respetivo da sua valência, para ser posteriormente divulgado.
O solo foi estrumado com estrume de cavalo e ovelha, enriquecido com terra mais rica uma vez que a nossa era muito arenosa e pobre. Foram também refeitos os canteiros para uma melhor organização do espaço e culturas.
Sim
Será reiniciada neste ano letivo e estamos em fase de sensibilização. Irão ser usados resíduos orgânicos da alimentação fornecida pelo colégio (cascas de batata, cenoura) bem como os restos ogânicos da horta (folhas secas ou murchas, frutos já em decomposição e impróprios para consumos).
Framboesas, morangueiros, limoeiro, laranjeira, cerejeira, tangerineira, sobreiro, couves-de-bruxelas, couves, alfaces, favas, ervilhas, alho-francês, espinafres, cebola, batata, alhos, hortelã, salsa, coentros e curgetes
Foi instalado neste ano letivo um sistema de rega por aspersores.
É feita usando técnicas transmitidas por alguns avós e pela responsável da horta quase que de forma artesanal: colocamos 2/3 cabeças de alho em água durante cerca de 2 semana. Depois, coamos essa água que é utilizada para regar as culturas. Outra técnica que usamos é fazer um infusão de urtigas em água e, após 24 horas, pulveriza-se as culturas uma vez que é um herbicida natural. Colocamos ainda sal à volta dos canteiros para evitar que os caracóis e as lesmas "ataquem" as nossas culturas.
Não
Vender os legumes, frutos ou ervas aromáticas da horta no mercado perto do colégio. Venda dos produtos da nossa horta da Feira de Produtos Biológicos que irá decorrer no colégio. Confeção dos pratos da ementa do colégio, usando os produtos da horta. Concurso "Um espantalho para a horta". Desafio às famílias "A horta lá de casa". Palestra sobre as hortas urbanas.