Escola EB 2,3/S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de 6 anos
Área aproximada da horta
250 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações foram: -o facto de haver na escola um projeto de natureza ambiental - Eco-Escolas; -a existência de um curso profissional ligado à agricultura, nomeadamente o de "Produção Agrícola"; -a disponibilidade de terreno junto ao Centro Social da Silveira (em Santana). Os objetivos foram: -Incentivar a prática da agricultura biológica; -Promover hábitos saudáveis; -Incentivar a compostagem; -Reduzir a compra de produtos agrícolas para abastecimento da cantina escolar.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
-A dimensão da horta; -O facto dos idosos do Centro Social da Silveira (em Santana) assistirem aos trabalhos; -A valorização da compostagem; -Os produtos provenientes da horta serem biológicos; -Os produtos agrícolas serem vendidos na escola; -Os produtos agrícolas abastecerem a cantina da escola.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas: Preparação de Terreno Agrícola e Formação Cívica
- N.º de alunos envolvidos: 11
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6
Como são envolvidas as famílias?
Através das visitas à horta, do empréstimo de ferramentas e da cedência de sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
-De salientar que os alunos do curso de Produção Agrícola efetuam trabalhos na horta 2 vezes por semana. -Os trabalhos vão sendo divulgados através do facebook. -Os produtos agrícolas obtidos são encaminhados para a cantina da escola. -Os idosos do Centro Social da Silveira assistem aos trabalhos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do curso de Produção Agrícola efetuam duas vezes na semana (segundas e terças) trabalhos na horta. Há rotatividade e divisão de tarefas pelos diferentes elementos.
Como é feita a preparação do solo?
-A preparação do solo é da responsabilidade dos professores, alunos, funcionário e encarregados de educação. -Todos os trabalhos são feitos manualmente com recurso a ferramenta agrícola adequada. -Há o cuidado de semear seguindo a orientação das curvas de nível, de forma a lutar contra a erosão; - Tenta-se encurtar o período que medeia entre a preparação final do solo e a sementeira, para limitar as perdas de humidade. -Enquadra-se a sementeira com a evolução da temperatura do solo, semeando o mais cedo possível.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Folhas, flores, erva, restos de hortaliças e legumes, cascas de ovos esmagadas, cascas de batata e fruta, borras de café, arroz e massa provenientes da cantina da escola.
Quais as culturas / consociações instaladas?
-Favas, ervilhas, inhame, alfaces, bróculos, batatas, ervas aromáticas e morangos. As culturas variam em função da época do ano.
Como é feita a gestão da rega?
A água proveniente da chuva é armazenada em depósito e consequentemente utilizada na rega, com recurso a baldes e regadores. A rega é feita com aspersores e mangueira.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é feita através do preenchimento de tabelas. Não se utilizam produtos químicos sintéticos/artificiais, recorrendo-se a produtos naturais como as cascas de ovos esmagadas e colocadas à volta das culturas.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda de produtos biológicos no espaço escolar.