Escola EB 2,3/S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno por parte de alguns alunos do curso Produção Agrícola.Preparação do terreno por parte de alguns alunos do curso Produção Agrícola.
  • Colocação de troncos de árvore por causa do desnível do terreno.Colocação de troncos de árvore por causa do desnível do terreno.
  • Visão global da horta com as primeiras sementeiras.Visão global da horta com as primeiras sementeiras.
  • Cultura: inhame.Cultura: inhame.
  • Cultura: favas.Cultura: favas.
  • Aspecto inicial da horta. Primeiros trabalhos na horta.Aspecto inicial da horta. Primeiros trabalhos na horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 6 anos

Área aproximada da horta

250 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações foram: -o facto de haver na escola um projeto de natureza ambiental - Eco-Escolas; -a existência de um curso profissional ligado à agricultura, nomeadamente o de "Produção Agrícola"; -a disponibilidade de terreno junto ao Centro Social da Silveira (em Santana). Os objetivos foram: -Incentivar a prática da agricultura biológica; -Promover hábitos saudáveis; -Incentivar a compostagem; -Reduzir a compra de produtos agrícolas para abastecimento da cantina escolar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

-A dimensão da horta; -O facto dos idosos do Centro Social da Silveira (em Santana) assistirem aos trabalhos; -A valorização da compostagem; -Os produtos provenientes da horta serem biológicos; -Os produtos agrícolas serem vendidos na escola; -Os produtos agrícolas abastecerem a cantina da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas: Preparação de Terreno Agrícola e Formação Cívica
  • N.º de alunos envolvidos: 11
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

Através das visitas à horta, do empréstimo de ferramentas e da cedência de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

-De salientar que os alunos do curso de Produção Agrícola efetuam trabalhos na horta 2 vezes por semana. -Os trabalhos vão sendo divulgados através do facebook. -Os produtos agrícolas obtidos são encaminhados para a cantina da escola. -Os idosos do Centro Social da Silveira assistem aos trabalhos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do curso de Produção Agrícola efetuam duas vezes na semana (segundas e terças) trabalhos na horta. Há rotatividade e divisão de tarefas pelos diferentes elementos.

Como é feita a preparação do solo?

-A preparação do solo é da responsabilidade dos professores, alunos, funcionário e encarregados de educação. -Todos os trabalhos são feitos manualmente com recurso a ferramenta agrícola adequada. -Há o cuidado de semear seguindo a orientação das curvas de nível, de forma a lutar contra a erosão; - Tenta-se encurtar o período que medeia entre a preparação final do solo e a sementeira, para limitar as perdas de humidade. -Enquadra-se a sementeira com a evolução da temperatura do solo, semeando o mais cedo possível.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas, flores, erva, restos de hortaliças e legumes, cascas de ovos esmagadas, cascas de batata e fruta, borras de café, arroz e massa provenientes da cantina da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

-Favas, ervilhas, inhame, alfaces, bróculos, batatas, ervas aromáticas e morangos. As culturas variam em função da época do ano.

Como é feita a gestão da rega?

A água proveniente da chuva é armazenada em depósito e consequentemente utilizada na rega, com recurso a baldes e regadores. A rega é feita com aspersores e mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita através do preenchimento de tabelas. Não se utilizam produtos químicos sintéticos/artificiais, recorrendo-se a produtos naturais como as cascas de ovos esmagadas e colocadas à volta das culturas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de produtos biológicos no espaço escolar.

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral

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Professor coordenador da horta: Eduarda Sofia Oliveira Ferreira