Escola Secundária de Alves Redol

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

70m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

No 1º ano funcionou como Projeto da turma do PCA. No ano seguinte em regime de voluntariado da professora a pedido de alguns alunos, este ano integrada nas atividades do clube das ciências. As atividades realizadas têm como objetivo dar a conhecer aos alunos e a toda a comunidade educativa a importância da natureza, a necessidade de preservar o solo fazendo agricultura biológica e conhecer a evolução de vários produtos hortícolas desde que são semeados até à sua utilização na alimentação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos pra que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos pra que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta fica no recinto da escola e é muito difícil os alunos respeitarem o espaço. Mas têm-se verificado uma evolução positiva. Este ano uma turma do infantário foi plantar alfaces e depois de crescidas foram apanha-las e levaram-nas para o refeitório da escola para comerem ao almoço. Vários alunos levam produtos da horta para casa, dizem que têm um sabor diferente dos que compram no supermercado e perguntam quando é que podem levar mais. Muitos dos alunos e alguns adultos, não têm a noção do desenvolvimento das plantas e têm alguma dificuldade em identifica-las.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pela professora e pelos alunos com a colaboração de uma funcionária da escola. A professora faz as sementeiras e as plantações dos produtos e a funcionária colabora na rega e na apanha dos alimentos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é fresado, são retiradas as ervas daninhas e é-lhe adicionado algum adubo orgânico.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas, com os desperdícios dos produtos da horta e com as folhas das árvores da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, feijão, grão, batatas, alhos, cebolas, couves, brócolos, nabos, curgetes, abobora, tomate, morangos, alfaces e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita à tarde sempre que é necessário

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não têm sido detetadas

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola Secundária de Alves Redol

avatar

Professor coordenador da horta: Luis Manuel Carvalho Lourenço Bogalho Jorge