Escola Secundária de Alves Redol
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
Área aproximada da horta
70m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
No 1º ano funcionou como Projeto da turma do PCA. No ano seguinte em regime de voluntariado da professora a pedido de alguns alunos, este ano integrada nas atividades do clube das ciências. As atividades realizadas têm como objetivo dar a conhecer aos alunos e a toda a comunidade educativa a importância da natureza, a necessidade de preservar o solo fazendo agricultura biológica e conhecer a evolução de vários produtos hortícolas desde que são semeados até à sua utilização na alimentação.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos pra que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 30
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos pra que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta fica no recinto da escola e é muito difícil os alunos respeitarem o espaço. Mas têm-se verificado uma evolução positiva. Este ano uma turma do infantário foi plantar alfaces e depois de crescidas foram apanha-las e levaram-nas para o refeitório da escola para comerem ao almoço. Vários alunos levam produtos da horta para casa, dizem que têm um sabor diferente dos que compram no supermercado e perguntam quando é que podem levar mais. Muitos dos alunos e alguns adultos, não têm a noção do desenvolvimento das plantas e têm alguma dificuldade em identifica-las.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pela professora e pelos alunos com a colaboração de uma funcionária da escola. A professora faz as sementeiras e as plantações dos produtos e a funcionária colabora na rega e na apanha dos alimentos.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é fresado, são retiradas as ervas daninhas e é-lhe adicionado algum adubo orgânico.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com as ervas daninhas, com os desperdícios dos produtos da horta e com as folhas das árvores da escola.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, feijão, grão, batatas, alhos, cebolas, couves, brócolos, nabos, curgetes, abobora, tomate, morangos, alfaces e ervas aromáticas.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita à tarde sempre que é necessário
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Não têm sido detetadas
Existem animais ligados à horta?
Não