Horta vertical


Existe há cerca de 5 anos
3m2
Transmitir competências agrícolas às crianças. Pretende-se que as crianças conheçam os vários ciclos de crescimento de plantas diversas, o que se tenta com a biodiversidade de culturas, consoante a época do ano.
Tentou-se criar uma pequena horta horizontal numa escola inserida na cidade, onde existe a preocupação de se cultivarem diferentes produtos consoante a época do ano. Pretende-se que as crianças adquiram o máximo de conhecimento sobre a origem de alguns alimentos e saibam identificá-los, sem ser no prato! Por exemplo, na época dos morangos, as crianças colheram-nos e com a ajuda dos docentes, elaboraram uma caixa, tipo pasteleiro, com papel reciclado e levaram-nos para casa!
Convidamos as famílias a participarem com sementes de plantas e a degustar os produtos que se colhem.
O impacto que causou foi de admiração e surpresa, na medida em que ao longo do ano acompanharam a evolução dos diversos produtos hortícolas.
Existe uma calendarização, onde se responsabilizam cada um dos grupos pela realização das várias tarefas inerentes à horta.
A preparação do solo é feita manualmente, no início da primavera, sempre com inclusão de estrume de origem cavalar.
Não
Este ano, as culturas foram: limões, alfaces, morangos, feijão verde, cebolas, salsa e coentros.
A rega é realizada gota a gota, através de um sistema previamente construído. Paralelamente, as crianças participam em rega manual, com regador.
A monitorização e controlo de doenças é feita através, nunca de pesticidas, mas estamos a realizar experiências, introduzindo algumas gotas de detergente de louça em cada litro de água, o que tem vindo a resultar, especialmente para o piolho verde.
Sim
A joaninha vermelha, na medida em que controla as pragas.
Principalmente a confeção de saladas para as crianças, mas também a saladas de fruta com os morangos, salsa, coentros e limões para temperos.