O Refúgio dos Fidalguinhos - creche, jardim de infância e 1ª. CEB

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • 3º. grupo - feijão3º. grupo - feijão
  • 3º. grupo - Alface3º. grupo - Alface
  • Criança a semear feijãoCriança a semear feijão
  • Horta pequena na escolaHorta pequena na escola
  • SementeiraSementeira
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

Horta vertical

 
  • Sementeira horta vertical - hidroponiaSementeira horta vertical - hidroponia
  • Aspeto da horta em hidroponiaAspeto da horta em hidroponia
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há cerca de 5 anos

Área aproximada da horta

3m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Transmitir competências agrícolas às crianças. Pretende-se que as crianças conheçam os vários ciclos de crescimento de plantas diversas, o que se tenta com a biodiversidade de culturas, consoante a época do ano.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Tentou-se criar uma pequena horta horizontal numa escola inserida na cidade, onde existe a preocupação de se cultivarem diferentes produtos consoante a época do ano. Pretende-se que as crianças adquiram o máximo de conhecimento sobre a origem de alguns alimentos e saibam identificá-los, sem ser no prato! Por exemplo, na época dos morangos, as crianças colheram-nos e com a ajuda dos docentes, elaboraram uma caixa, tipo pasteleiro, com papel reciclado e levaram-nos para casa!

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Educação ambiental (horta pedagógica) e Área do conhecimento do Mundo
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Convidamos as famílias a participarem com sementes de plantas e a degustar os produtos que se colhem.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto que causou foi de admiração e surpresa, na medida em que ao longo do ano acompanharam a evolução dos diversos produtos hortícolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma calendarização, onde se responsabilizam cada um dos grupos pela realização das várias tarefas inerentes à horta.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente, no início da primavera, sempre com inclusão de estrume de origem cavalar.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano, as culturas foram: limões, alfaces, morangos, feijão verde, cebolas, salsa e coentros.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada gota a gota, através de um sistema previamente construído. Paralelamente, as crianças participam em rega manual, com regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo de doenças é feita através, nunca de pesticidas, mas estamos a realizar experiências, introduzindo algumas gotas de detergente de louça em cada litro de água, o que tem vindo a resultar, especialmente para o piolho verde.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

A joaninha vermelha, na medida em que controla as pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Principalmente a confeção de saladas para as crianças, mas também a saladas de fruta com os morangos, salsa, coentros e limões para temperos.

 

Publicado por: O Refúgio dos Fidalguinhos - creche, jardim de infância e 1ª. CEB

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Professor coordenador da horta: Ana Teresa Aleixo