Horta grande (superior a 10m²)

Exista na escola uma horta desde o ano lectivo 2012/2013
Para colocar este projeto em prática foram selecionados dois canteiros do Colégio com dimensões aproximadas de 2,60m x 8,50m (canteiro superior) 1,80m x 8,50m (canteiro inferior).
A Horta Biológica do Colégio Nossa Senhora do Alto surgiu para melhor rentabilizar os espaços envolventes do Colégio e com o objetivo dos alunos do 1º Ciclo contactarem, diretamente, com a produção agrícola e com o desenvolvimento de espécies vegetais comestíveis, nas suas mais variadas fases de desenvolvimentos. Deste modo, a participação dos alunos na realização da Horta Biológica é fundamental para que estes a sintam como sua e percebem a importância do cultivo e da produção de alimentos cada vez mais saudáveis.
Os pais não se encontram envolvidos directamente nas atividades da horta, mas indiretamente acompanham a evolução dos trabalhos realizados através de diversos meios de divulgação: contacto directo com as professoras do 1º Ciclo, site oficial do Colégio ou pela exposição fotográfica num local específico do Colégio.
A manutenção da horta é feita pelos alunos do 1º Ciclo em parceria com as professoras titulares de turma e com a professora responsável pelo projecto (professora, Clélia Vieira que lecciona a disciplina de Ciências Naturais do 3º Ciclo). A manutenção é registada em documento apropriado para serem controladas as pulverizações com solução de sabão azul e branco e/ou óleo de Neem.
O solo foi previamente mexido com o auxílio de ferramentas manuais específicas, tendo para tal sido essencial a colaboração do professor Délio Gomes.
Não
Alface - Cebola; Alface - Couve; Alface - Feijão; Couve - Feijão.
A rega é feita com recurso a mangueira que foi especificamente instalada junto à horta. Nas épocas chuvosas a rega foi suspensa, tendo sido aproveitada a água das chuvas. Em períodos de menor pluviosidade tem sido efectuada a rega uma vez por semana ou duas, em função da necessidade de repor a humidade do solo. Nos períodos que se avizinham de maior calor a rega será intensificada de acordo com as necessidades.
As culturas sofrem "vistoria" por parte dos alunos e professores envolvidos de modo a que sejam retirados alguns seres que se instalem, nomeadamente, caracóis e lagartas. Após a extração das pragas é feita a pulverização com soluções de sabão azul e branco e/ou com soluções de óleo de Neem. Mesmo quando não se verifica a presença de pragas é feita a pulverização das culturas com as soluções de modo a evitar que as pragas se instalem.