EB de Muro

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Espaço para mais, ainda!Espaço para mais, ainda!
  • Crescendo... em extensão e em variedade!Crescendo... em extensão e em variedade!
  • A escola do Muro  semeou alfaces nos garrafões trazidos pelos alunos.A escola do Muro semeou alfaces nos garrafões trazidos pelos alunos.
  • A cenoura faz bem à saúde, toca a semear!A cenoura faz bem à saúde, toca a semear!
  • Vamos comer caldo verde da nossa horta!Vamos comer caldo verde da nossa horta!
  • Já vamos ter sobremesa vermelha!Já vamos ter sobremesa vermelha!
  • Estão a ver o fruto da nossa recolha de garrafões e sua aplicação!Estão a ver o fruto da nossa recolha de garrafões e sua aplicação!
  • Já podem começar a contar!Já podem começar a contar!
  • Tantos garrafões vão permitir diferentes sementeiras!Tantos garrafões vão permitir diferentes sementeiras!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários meses.

Área aproximada da horta

15 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Demonstração do modo de produção biológico, ainda que em pequena escala, e demonstração da diferença de qualidade, para melhor, no sabor, na cor, na textura... ... ... dos produtos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O modo de produção biológico e a apresentação vertical da horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio...Educação para a cidadania...
  • N.º de alunos envolvidos: 82
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

Como são envolvidas as famílias?

Fornecendo sementes raízes e caules e fornecendo recipientes para cisternas e compostor.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com os produtos da horta foi confecionada uma sopa que todos os alunos provaram e aprovaram.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas tiveram um papel a desempenhar na manutenção, na rega e na colheita dos produtos.

Como é feita a preparação do solo?

A terra de base foi terra vegetal produzida pela ação de vermes decompositores e foi sendo acrescentada pelo produto do compostor.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Num grande bidão de cola adaptado, oferecido por uma fábrica de móveis, dentro do qual foram sendo colocados produtos orgânicos, alguns dos quais oriundos da cantina da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram variadíssimas as culturas: cenoura, morango, couve, hortelã, pimento, batata... ... ...

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita com a água da chuva recolhida em duas cisternas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de verificação diária e de desparasitação manual. Mas, felizmente não foi necessária nenhuma intervenção importante.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizou-se a confeção de uma sopa que foi servida aos alunos finalistas da escola e dada a provar a todos os outros. Todos, sem exceção, a acharam diferente para melhor.

 

Publicado por: EB de Muro

avatar

Professor coordenador da horta: Elias da Cruz Fereira