Horta pequena (até 10m²)



A horta iniciou-se em outubro de 2013. (8 meses)
10 m2
O principal objetivo é dar a conhecer à comunidade educativa um novo conceito que alia agricultura e sustentabilidade. Procurou-se, também, criar um "cantinho" de plantas aromáticas.
A horta foi idealizada e construída do zero. A distribuição das plantas foi pensada ao pormenor, tentando utilizar consociações favoráveis.
As famílias participam, ativamente, no desenvolvimento das tarefas. os pais colaboraram na "aquisição" de diversas plantas. Decorreu na escola um workshop sobre "Agricultura Biológica", dinamizado pela Engenheira Marisa Moreira, técnica/especialista da Câmara Municipal de Famalicão.
Os alunos participaram na implantação da horta. Passaram a compreender melhor a importância da gestão sustentável de recursos e a necessidade de poupar.
A manutenção da horta e a repartição de tarefas são feitas pelo professor titular e divididas entre os diversos alunos.
As ervas são retiradas todas as semanas. O solo foi estudado pelos alunos. Fizeram-se as correções necessárias ao solo. É aplicado composto sempre que necessário.
Sim
A compostagem realiza-se em compostores. Os materiais são: cascas de fruta, ramos, folhas verdes.
As culturas instaladas são: - tomate; - couve portuguesa; - alface; - pimento; - alho francês; - cebolinho; - salsa; - tomilho; - alecrim; - hortelã; - manjericão.
A rega é feita ao início do dia (antes das aulas). A gestão da rega faz-se, recorrendo a todos os alunos e, em regra, através de regadores.
Através das observações frequentes que se fazem. Não tivemos até à presente data nenhuma praga difícil. Por forma a minimizar o aparecimento de pragas utilizamos algumas consociações.
Não
Workshop "Agricultura Biológica" Divulgação de alguns dos princípios base da Agricultura Biológica durante a Festa das Famílias