Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Visita dos alunos do 1º Ciclo bio-horta /JunhoVisita dos alunos do 1º Ciclo bio-horta /Junho
  • Rega/JunhoRega/Junho
  • Os nossos voluntários/JunhoOs nossos voluntários/Junho
  • Os nossos produtos/JunhoOs nossos produtos/Junho
  • Mondando/JunhoMondando/Junho
  • Feijão Plantado pelos alunos/JunhoFeijão Plantado pelos alunos/Junho
  • As nossas Plantas/JunhoAs nossas Plantas/Junho
  • Terreno em bruto - Estado do terreno quando decidimos organizar um espaço para a bio-horta.Terreno em bruto - Estado do terreno quando decidimos organizar um espaço para a bio-horta.
  • Organização do terreno - Com a ajuda do jardineiro, de um funcionário e de alguns alunos começamos a preparar o terreno.Organização do terreno - Com a ajuda do jardineiro, de um funcionário e de alguns alunos começamos a preparar o terreno.
  • Plantação de ervas aromáticas -  Com a ajuda dos voluntários plantamos em paletes e em pneus.Plantação de ervas aromáticas - Com a ajuda dos voluntários plantamos em paletes e em pneus.
  • Plantação das batatas - Com a ajuda de alguns alunos voluntários plantamos as batatas - Plantação das batatas - Com a ajuda de alguns alunos voluntários plantamos as batatas - "semilhas"
  • Rega das plantas em garrafas - Colocamos algumas plantas aromáticas e flores em garrafas de plástico.Rega das plantas em garrafas - Colocamos algumas plantas aromáticas e flores em garrafas de plástico.
  • Diferentes zonas da bio-horta - A horta vai sendo organizada de acordo com o espaço disponível e de acordo com a altura certa das plantações.Diferentes zonas da bio-horta - A horta vai sendo organizada de acordo com o espaço disponível e de acordo com a altura certa das plantações.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

100 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar para a agricultura biológica. Sensibilizar para a sustentabilidade da Terra. Contactar diretamente com os recursos naturais. Motivar para a produção e consumo de produtos biológicos. Conhecer plantas e ervas aromáticas. Promover autonomia.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Utilização de materiais totalmente recicláveis fornecidos pela comunidade escolar. Contribuição dos alunos na construção dos acessos a todas as zonas da bio-horta. Empenho dos encarregados de educação no fornecimento de sementes ou plantas. Colaboração imprescindível dos funcionários.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia
  • N.º de alunos envolvidos: 240
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 200

Como são envolvidas as famílias?

No fornecimento de materiais, nomeadamente plantas, adubo, vasos, tintas, paletes, pneus, arame, madeira.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Venda dos produtos hortícolas numa "mercearia" no Natal, nomeadamente salsa, manjericão, searas de trigo, milho, aipo, espinafres, "semilha", couve, alface, geleias de tomate e abóbora, batata-doce, cebolinho, espinafres, beterraba, brócolos, rúcula, segurelha. Consciencialização para uma boa organização e higiene dos espaços verdes. Ajuda e entre-ajuda na organização da bio-horta

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos voluntários que em horas determinadas dirigem-se à horta, acompanhados por um dos professores do projeto eco-escolas. Funcionários que monitorizam o espaço. Professores do projeto.

Como é feita a preparação do solo?

Com estilha, produtos azotados naturais, nomeadamente "chorume" (preparação com urtigas). Adubo natural.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor e em espaço aberto com a supervisão do jardineiro da escola. Utiliza-se relvas, palha, borra de café, folhas secas e restos vegetais da cantina, casca de ovos e de frutos

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, alho francês, couve-roxa, couve, salsa, "semilha", batata-doce, favas, cenoura, tomate, nabos, milho. Alecrim, aipo, funcho, hortelã- pimenta, fisálias,

Como é feita a gestão da rega?

Os professores envolvidos no eco-escolas, os alunos voluntários e dois dos funcionários envolvidos no projeto utilizando mangueira e regadores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Utilizando chorume de urtigas como substituto de inseticidas químicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de geleia de tomate e abóbora. Mercadinhos de venda dos produtos da horta.

 

Publicado por: Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

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Professor coordenador da horta: Sílvia Maria Gomes Santos Gomes