Horta grande (superior a 10m²)



O espaço da horta na escola existe desde 1984
62 metros quadrados
O motivação que levou à criação da horta foi o de sensibilizar os alunos a comerem legumes e vegetais, tendo como objectivo chamar a família para a cooperação com as crianças na sua manutenção e arranjo. Subsequentemente fazemos todos os anos um ou mais almoços de turma com os produtos da horta, baseados nas receitas de tradição culinária do Alentejo.
A originalidade está no facto de fazermos a troca de produtos da horta por poemas ou rifões populares que depois são trabalhados na sala de aula em Português.
As famílias, sobretudo as das crianças em idade de jardim-de-infância, são envolvidas pontualmente para ensinar e ajudar os alunos a fazerem trabalhos mais específicos como sejam: semear os alhos, plantar couves ou outros produtos.
Com os produtos da horta temos feito receitas de culinária e doçaria na escola, com os alunos, que depois são consumidos em almoços de turma.
A Manutenção da horta é feita duas a três vezes no ano com o auxilio da equipa de jardinagem da autarquia e pelos alunos acompanhados por um ou dois dos avós que se voluntariaram para acompanhar/ensinar os alunos, a fazer a manutenção.
O solo é preparado com o auxilio da equipa de jardinagem da autarquia e depois é mantido pelas crianças com ajuda de familiares.
Sim
A compostagem é feita com os restos da cantina escolar( saladas e cascas de frutas), cascas de ovos ou outros materiais que os alunos trazem de casa.
As culturas que fazemos são as próprias de cada estação do ano: couves, alfaces, alhos, ervas aromáticas, abóboras, rabanetes, espinafres, etc
A rega é assegurada pela autarquia que nos disponibilizou uma torneira ligada à rede, para esse efeito e é da responsabilidade dos alunos, em pequenas equipas de trabalho, acompanhados por um adulto que pode ser um docente, um auxiliar ou um familiar das crianças da escola que se disponha a ajudar.
De forma biológica, não usamos quimicos.
Não
Com os produtos da horta podemos fazer almoços de turma, trocas por poemas, tintura aromática para juntar no sabão (feito com óleo reciclado). A Expressão plástica associada à reutilização de materiais têm servido para a criação do espantalho que todos os anos é feiro para se pôr na horta. A compostagem dos restos de produtos da cantina (cascas e saladas), são aproveitados para fazer compostagem. O produto resultante serve depois para adubar o terreno dos canteiros