Escola EB 2,3 de Miragaia

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Depois da limpeza, temos couves... e muita chuva! Há ainda muito por fazerDepois da limpeza, temos couves... e muita chuva! Há ainda muito por fazer
  • Oliveira ao fundo da horta, temos algumas árvores boasOliveira ao fundo da horta, temos algumas árvores boas
  • Algum material em mau estado que foi recuperado entretantoAlgum material em mau estado que foi recuperado entretanto
  • Roseiras de inverno, precisam de miminhoRoseiras de inverno, precisam de miminho
  • Compostores, um excelente recursoCompostores, um excelente recurso
  • Limpeza das trepadeiras do muro que já invadia a hortaLimpeza das trepadeiras do muro que já invadia a horta
  • O ponto de partida da horta foi o caos completo e tivemos necessidade de preparar tudo do zero.O ponto de partida da horta foi o caos completo e tivemos necessidade de preparar tudo do zero.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

Área aproximada da horta

284 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar os alunos para o respeito da Natureza e defesa do meio ambiente - Fazer aprendizagens na prática com alunos com problemas na aprendizagem clássica - Mostrar a esta comunidade que temos ação onde quisermos atuar

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Levar os alunos a entender a frase: «Na Natureza nada se perde, tudo se transforma». Ex. aproveitamento dos lixos orgânicos em compostagem Produzir na escola alimentos que permitam aos alunos gostar da alimentação saudável

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: EV, ET, CN, FQ, Mat.
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias poderão apoiar ao fornecer alguns recursos e colaboram nas parcerias com entidades como a Lipor.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns dos alimentos são consumidos na escola (bar) outros são expostos e comercializados no dia Mundial do Ambiente Os alunos apresentam valores de trabalho que raramente se vêm na sala de aula normal

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparou-se uma lista de voluntários Reuniões de trabalho e formação quando necessário Atividades 3 dias por semana, com horário repartido nos tempos livres dos alunos

Como é feita a preparação do solo?

Contamos com a colaboração do Centro de Educação Ambiental para ajudar na limpeza inicial e planificação da horta. Serão preparados os trajetos e os enriquecimentos do solo. Será feito todo o trabalho de sachar, cavar, engaçar, remover infestantes com os alunos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

camadas de restos de cantina e camada de “manta morta”

Quais as culturas / consociações instaladas?

Primavera/ Verão: alface, tomate, feijão, pimento; Outono / Inverno: couve / nabiças

Como é feita a gestão da rega?

Existe um bebedouro e uma torneira para ligar a mangueira. No Verão faz-se a rega da rede pública. Vamos implementar a medida de recolha de água para regas mais apropriadas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não é feito o controlo biológico de pragas. Fez-se a remoção física das infestantes e vamos manter controlo do crescimento de plantas no muro.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Formação orientada pelo Coordenador do Centro de Educação Ambiental. Divulgação e adesão dos alunos à prática de compostagem e limpeza elementar de todos os resíduos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Miragaia

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Professor coordenador da horta: Graça Maria Meireles de Carvalho e Silva