Jardim de Infância de Nogueira do Cravo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
Área aproximada da horta
8 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar as crianças para práticas amigas do ambiente através de ações práticas, como a construção de uma horta biológica. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica. Dar a conhecer às crianças a origem de alguns vegetais e legumes.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A participação ativa dos pais e outros familiares, nas plantações e manutenção da horta biológica.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de conhecimento do mundo
- N.º de alunos envolvidos: 17
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são convidadas a participar na manutenção e novas plantações , ao fim de semana, em data a acordar entre todos.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças a familiares sentem orgulho quando mostram a horta ou a veem divulgada no jornal da localidade. Os limões são utilizados, pela cozinheira, na cantina e os restantes distribuídos pelas famílias das crianças.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os pais e outros familiares são convidados a colaborar com as crianças, educadoras e assistentes operacionais do Jardim de Infância. Quando as condições climatéricas são adversas ou não há disponibilidade, temos a colaboração de uma senhora que trabalha no campo.
Como é feita a preparação do solo?
O solo da horta é revolvido na profundidade adequada, retirando inços, pedras e raízes. No dia anterior às plantações, se não tiver chovido, a horta é regada. Nas plantações, a horta é organizada por canteiros com largura e comprimento adequado, por forma a facilitar o acesso ao meio para tirar ervas daninhas ou colher. A terra é fertilizada com os resíduos orgânicos provenientes do compostor existente na horta.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Em compostor adquirido para o efeito, com cascas de frutas utilizadas nos lanches, restos de legumes da cantina, folhas e relva do jardim.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas existentes: Alface, cebola, tomate, couve, aromáticas, pimento, courgette, alho francês, entre outras… -Consociações junto das alfaces: Cebolas e alhos para prevenir as lagartas, lesmas e caracóis.
Como é feita a gestão da rega?
Habitualmente, com água da chuva recolhida em bidão próprio. No verão, a rega é feita diariamente, de manhã cedo.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com a colaboração de alguns avós, da D. Fernanda (a senhora que trabalha no campo e colabora connosco) e da Divisão Municipal do Ambiente e Conservação da Natureza, da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Cada qual com os seus saberes, ajudam-nos a diagnosticar e efetuar o respetivo tratamento.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação no Concurso “Horta Biológica”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Para integrar a confeção de algumas refeições, com os alimentos colhidos na horta. Confeção de compotas variadas (com as abóboras e limões apanhados na nossa horta e outros frutos biológicos oferecidos pelas famílias, que também têm hortas biológicas). Venda de limões (com o dinheiro apurado compram-se novas plantas para dispor na horta).