Jardim de Infância Cantinho do Pinheiro

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Manutenção da horta. Observação das árvores de fruto, ver se existem frutas para apanhar e se estão a crescer bem.Manutenção da horta. Observação das árvores de fruto, ver se existem frutas para apanhar e se estão a crescer bem.
  • Manutenção da horta, limpeza das ervas daninhas.Manutenção da horta, limpeza das ervas daninhas.
  • Plantar alfaces
Cada criança plantou a sua alface na horta.Plantar alfaces Cada criança plantou a sua alface na horta.
  • Plantar couves
Cada criança plantou a sua couve na horta.Plantar couves Cada criança plantou a sua couve na horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existe há 10 anos

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações são fazer "agricultura biológica", despertando crianças e famílias para a importância de uma alimentação saudável. Ao mesmo tempo permitir às crianças e famílias participarem na gestão da horta, deste a semente até ao prato. Permitir que principalmente as crianças tenham oportunidade de observar o crescimento daquilo que semeiam ou plantam, dando-lhes alguma responsabilidade na sua manutenção, como regar e apanhar ervas daninhas

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 42
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 84

Como são envolvidas as famílias?

Nos dias festivos, como o dia do pai ou o dia da mãe todos os familiares participam na organização da horta, quer seja a plantar ou a semear algo para mais tarde colher. Nos restantes dias a escola está aberta para receber pais que queiram ajudar na sua manutenção, quer em receber sugestões. Alguns familiares trabalham na área, outros são jardineiros e muitas vezes ajudam sempre com sementes, flores ou mesmo com mão de obra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças provam mais facilmente os legumes apresentados, principalmente se forem eles a semear ou a plantar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas 2 salas existentes no jardim de infância. Cada semana alternadamente uma das salas é responsável pela horta.

Como é feita a preparação do solo?

No ano passado fizemos compostagem e preparámos o solo com o composto resultante. Este ano não nos foi possível fazer a compostagem e optámos pelo estrume para preparar a terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Adquirimos um compostor e aproveitámos as cascas das frutas, ervas da horta e do recreio, o resto de alguns legumes, borras de café, entre outros. Esta mistura era humedecida e ficou algum tempo em repouso até o composto estar preparado.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos árvores de fruto: 1 pereira, 1 macieira, 1 laranjeira, 1 limoeiro, uma nespereira e uma amoreira. Temos também semeado couves, alfaces e alho francês. Temos uma canteiro para cada espécie de planta e não fizemos consociações na nossa horta.

Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos muito a água da chuva, quando não é possível regamos sempre à mangueira, cada sala é responsável por semanas intercaladas pela manutenção da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Temos apenas galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A principal atividade que temos é o consumo dos legumes e da fruta que produzimos. Por vezes também fazemos alguns mercadinhos´, mas apenas para as famílias.

 

Publicado por: Jardim de Infância Cantinho do Pinheiro

avatar

Professor coordenador da horta: Sofia Matias