Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Uma das árvores de fruto no recinto escolar.Uma das árvores de fruto no recinto escolar.
  • Estufa de germinação.Estufa de germinação.
  • Uma perspetiva geral da horta.Uma perspetiva geral da horta.
  • Um dos canteiros com alfaces.Um dos canteiros com alfaces.
  • Canteiros dos coentros.Canteiros dos coentros.
  • Esquema da horta, identificando os produtos semeados em cada canteiro.Esquema da horta, identificando os produtos semeados em cada canteiro.
  • Canteiro das favas.Canteiro das favas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde outubro de 2013.

Área aproximada da horta

A área da horta é superior a dez metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta tem como objetivos ensinar a cultivar produtos mais saudáveis para a alimentação e a promoção de boas práticas agrícolas. A horta foi criada no âmbito da disciplina de hortofruticultura e jardinagem do Curso de Educação Vocacional (7º ano).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta veio satisfazer a necessidade sentida pelos alunos de maior contacto com a natureza, bem como o gozo de desfrutar dos alimentos semeados/plantados, criados e colhidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofruticulcura e Jardinagem do Curso de Educação Vocacional (7º ano), e Conservação da Natureza, do curso profissional de técnico de gestão do ambiente (10º ano).
  • N.º de alunos envolvidos: 44
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam com sementes para o cultivo; compram (a preço simbólico) os alimentos colhidos, divulgam a atividade da horta e alimentam as suas famílias com os produtos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Semanalmente realiza-se uma venda dos produtos da horta. Os compradores são professores, alunos, familiares e amigos. A cantina da escola também recorre à horta para temperar os seus cozinhados. Na escola há sumo de laranja natural e limonada com os produtos oriundos da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos foram organizados por grupos e são responsáveis por espaços. Cada aluno tem tarefas para executar da sua responsabilidade. É feito um registo regular do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado manualmente com as ferramentas adequadas ao tipo de tarefa.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: rabanetes, rábanos, morangueiros, espinafres, nabiças, couves, favas, ervilhas, alfaces, cenouras, cebolas. Cheiros: salsa, coentros.

Como é feita a gestão da rega?

O tipo de rega varia conforme as necessidades hídricas da horta. No momento, atendendo à pluviosidade, a horta não tem sido regada, aliás, tem-se desenvolvido atividade para não deixar que a água da chuva encharque os terrenos cultivados.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao momento, ainda não foi necessária a utilização de qualquer medida para o controlo de pragas e doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

”Feira dos Alimentos; Mercadinho; Tempero das comidas da cantina; Produção de sumo natural para o Bar.

 

Publicado por: Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa

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Professor coordenador da horta: Leonor Paiva