Horta pequena (até 10m²)



A horta existe desde 2010/2011
Até 10 m2
• Promover atividades didático-pedagógicas de forma a desenvolver competências, nos alunos com Necessidades Educativas Especiais, que facilitem e os preparem para a vida ativa. • Proporcionar experiências de forma a consolidar conhecimentos sobre os vários produtos utilizados e sua utilização. • Sensibilizar os alunos para o respeito e defesa do ambiente • Estabelecer a ligação e articulação de vários saberes.
A Horta pode ser utilizada como estratégia de ensino.
Os Encarregados de Educação e professores da escola estão envolvidos enquanto consumidores do produto final.
Os alunos envolvidos são um meio de informação de estilos de alimentação e produção saudável e os alunos com NEE estão mais confiantes das suas potencialidades.
A horta é orientada dois dias por semana pelos alunos com NEE acompanhados pelos professores, durante os meses de inverno ou três vezes durante o verão. Os alunos são divididos em dois grupos. As turmas utilizam o espaço da horta para observação e consolidação de matérias práticas.
A terra é preparada manualmente de forma a obter uma textura mais solta permitindo o arejamento do solo. O terreno é limpo de todas as ervas, utilizando uma enxada de bicos. Utilizamos estrume de pastoreio assim como os resíduos orgânicos após o processo de compostagem.
Sim
Há dois compostores na horta e utilizamos lixo orgânico, do refeitório e do bufete da escola, para o processo.
Plantas e ervas aromáticas, couves, batatas, alfaces, cebolas, morangos e alhos.
A rega é feita de forma natural, com aproveitamento da água da chuva ou da rede pública.
Normalmente o caracol, e a lagarta são as pragas que mais atacam a horta da escola, são retirados manualmente ou utilizamos produtos naturais, tais como cerveja e sal para o caracol.
Não
Pintura de vasos e envasamento de plantas aromáticas. Culinária utilizando os produtos da horta, pesquisa de receitas e chás e benefícios para a saúde.