Escola EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde 2010/2011
Área aproximada da horta
Até 10 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
• Promover atividades didático-pedagógicas de forma a desenvolver competências, nos alunos com Necessidades Educativas Especiais, que facilitem e os preparem para a vida ativa. • Proporcionar experiências de forma a consolidar conhecimentos sobre os vários produtos utilizados e sua utilização. • Sensibilizar os alunos para o respeito e defesa do ambiente • Estabelecer a ligação e articulação de vários saberes.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A Horta pode ser utilizada como estratégia de ensino.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Núcleo dos Apoios Educativos; Professores de Ciências e de Matemática
- N.º de alunos envolvidos: 8
- N.º de funcionários da Escola envolvidos:
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
Os Encarregados de Educação e professores da escola estão envolvidos enquanto consumidores do produto final.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos envolvidos são um meio de informação de estilos de alimentação e produção saudável e os alunos com NEE estão mais confiantes das suas potencialidades.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é orientada dois dias por semana pelos alunos com NEE acompanhados pelos professores, durante os meses de inverno ou três vezes durante o verão. Os alunos são divididos em dois grupos. As turmas utilizam o espaço da horta para observação e consolidação de matérias práticas.
Como é feita a preparação do solo?
A terra é preparada manualmente de forma a obter uma textura mais solta permitindo o arejamento do solo. O terreno é limpo de todas as ervas, utilizando uma enxada de bicos. Utilizamos estrume de pastoreio assim como os resíduos orgânicos após o processo de compostagem.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Há dois compostores na horta e utilizamos lixo orgânico, do refeitório e do bufete da escola, para o processo.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas e ervas aromáticas, couves, batatas, alfaces, cebolas, morangos e alhos.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma natural, com aproveitamento da água da chuva ou da rede pública.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Normalmente o caracol, e a lagarta são as pragas que mais atacam a horta da escola, são retirados manualmente ou utilizamos produtos naturais, tais como cerveja e sal para o caracol.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Pintura de vasos e envasamento de plantas aromáticas. Culinária utilizando os produtos da horta, pesquisa de receitas e chás e benefícios para a saúde.