Escola EB/S de Rebordosa
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
cerca de dois anos
Área aproximada da horta
40 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Apoio a alunos com necessidades especiais, ocupação de tempos livres de alunos e comunidade escolar.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Articulação com as artes, clube da floresta, clube das ciências, bufete e cantina. Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos agrícolas adquiridos fora da escola (junto de pais, avós, vizinhos). Partilha de saberes. Incremento da cooperação/ interajuda numa equipa. Desenvolvimento de atitudes de respeito, responsabilidade e socialização. Integração de alunos com deficiência.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e EVT
- N.º de alunos envolvidos: 12
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2
Como são envolvidas as famílias?
Oferta de sementes, ajuda na preparação do terreno, participação na compostagem através da entrega de café.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Criação de laços de amizade por envolvimento em projeto comum, maior respeito pelo espaço verde da escola, integração de alunos com problemas, aplicação da regra dos 3R's, maior civismo (em vez de vandalizar latas vazias e recipientes de plástico entregam-nos para recolha de água da chuva e posterior rega).
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Á 3ª feira das 9:30h -10:20h , a docente Adélia Neves orienta e trabalha com os alunos do ensino especial, limpando, semeando, regando, de acordo com as tarefas do "borda de água" e conhecimentos próprios. Ocasionalmente uma funcionária ajuda. Á 4ª feira a coordenadora do eco-escolas das 14:30h-15:20h, trabalha com um grupo de alunos voluntários de 2 turma de 2º ciclo, dando seguimento ao trabalho iniciado e colocam o café recolhido ao longo da semana no compostor, decoram a horta com trabalhos realizados em EVT.
Como é feita a preparação do solo?
Com ajuda de pais e da junta de freguesia (transporte de terra fértil)
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Em 2 locais 1 compostor oferta da AmbiSousa e um "ninho" onde se depositam: erva, folhas e ramos de árvores da escola, cascas de fruta. restos de vegetais do bufete e cantina, café usado, cascas de ovos. Intercalam-se verdes e castanhos.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas,ervilhas, cebolo, batata, morangos,aipo,ervas aromáticas (hortelãs diversas, manjericão, funcho, tomilho, salsa, oregãos), couve portuguesa, bróculos, tomate, pimentos, abóboras, beringelas,
Como é feita a gestão da rega?
Água da chuva recolhida e mangueira colocada próximo do local , mas a chave é guardada tal como as alfaias pelo funcionário.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Por observação, em outubro tivemos que preparar uma solução com vinagre e sal para combater a lagarta da couve que resultou plenamente!
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda de chás e ervas aromáticas, confeção de sandes do bufete