Horta pequena (até 10m²)



cerca de dois anos
40 m2
Apoio a alunos com necessidades especiais, ocupação de tempos livres de alunos e comunidade escolar.
Articulação com as artes, clube da floresta, clube das ciências, bufete e cantina. Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos agrícolas adquiridos fora da escola (junto de pais, avós, vizinhos). Partilha de saberes. Incremento da cooperação/ interajuda numa equipa. Desenvolvimento de atitudes de respeito, responsabilidade e socialização. Integração de alunos com deficiência.
Oferta de sementes, ajuda na preparação do terreno, participação na compostagem através da entrega de café.
Criação de laços de amizade por envolvimento em projeto comum, maior respeito pelo espaço verde da escola, integração de alunos com problemas, aplicação da regra dos 3R's, maior civismo (em vez de vandalizar latas vazias e recipientes de plástico entregam-nos para recolha de água da chuva e posterior rega).
Á 3ª feira das 9:30h -10:20h , a docente Adélia Neves orienta e trabalha com os alunos do ensino especial, limpando, semeando, regando, de acordo com as tarefas do "borda de água" e conhecimentos próprios. Ocasionalmente uma funcionária ajuda. Á 4ª feira a coordenadora do eco-escolas das 14:30h-15:20h, trabalha com um grupo de alunos voluntários de 2 turma de 2º ciclo, dando seguimento ao trabalho iniciado e colocam o café recolhido ao longo da semana no compostor, decoram a horta com trabalhos realizados em EVT.
Com ajuda de pais e da junta de freguesia (transporte de terra fértil)
Sim
Em 2 locais 1 compostor oferta da AmbiSousa e um "ninho" onde se depositam: erva, folhas e ramos de árvores da escola, cascas de fruta. restos de vegetais do bufete e cantina, café usado, cascas de ovos. Intercalam-se verdes e castanhos.
Favas,ervilhas, cebolo, batata, morangos,aipo,ervas aromáticas (hortelãs diversas, manjericão, funcho, tomilho, salsa, oregãos), couve portuguesa, bróculos, tomate, pimentos, abóboras, beringelas,
Água da chuva recolhida e mangueira colocada próximo do local , mas a chave é guardada tal como as alfaias pelo funcionário.
Por observação, em outubro tivemos que preparar uma solução com vinagre e sal para combater a lagarta da couve que resultou plenamente!
Não
Venda de chás e ervas aromáticas, confeção de sandes do bufete