Horta pequena (até 10m²)



3 anos
6m2
Nasceu no nosso jardim de infância o primeiro projecto de uma horta biológica, na qual participaram também os meninos do 1.º Ciclo e os encarregados de educação das crianças do Pré escolar. Este projecto teve como objectivo sensibilizar as nossas crianças para a sustentabilidade ambiental, nomeadamente na temática da biodiversidade e da alimentação saudável, criando uma horta biológica onde eles pudessem entender o seu sentido e utilidade para as suas vidas, pois plantar e cultivar a terra é uma forma inteligente de compreender a natureza e de, simultaneamente, contribuir para o bem-estar de todos.
Ter conseguido a sensibilização das crianças do pré escolar, bem como, por arrastamento, todas as famílias quanto à alimentação saudável, os fundamentos naturais da agricultura, a proteção da natureza, enfim, os alicerces de uma nova sociedade, mais cooperante e humana.
Fez parte de uma das atividades do Dia Do Pai, dedicarem-se à nossa horta bio. Foram eles quem "cavaram" a terra com ajuda dos seus filhos, e semearam as ervas aromáticas. Doravante serão as crianças, a regar, a tirar ervas daninhas... Quando as nossas ervas aromáticas crescerem, os pais levarão para casa consoante forem precisando.
•Produzir alimentos e fibras de forma ambiental, social e economicamente sã e sustentável; •Preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais; •Garantir aos consumidores a possibilidade de escolherem consumir alimentos de produção biológica, sem resíduos de pesticidas de síntese e, consequentemente, melhores para a saúde humana e para o ambiente.
Os pais são regularmente convidados a cuidar da horta com os seus filhos. Não obstante, todos os dias visitamos a nossa hortinha para saber se precisa de água ou que se tire alguma erva daninha.
No Dia do Pai deu-se a inauguração da nossa horta biológica. Nesse dia, todos os pais e filhos ajudaram a arrancar as ervas, a remexer a terra e a semear as nossas ervas aromáticas.
Não
Coentros Cebolinho Agriões Salsa Orégãos Hortelã chocolate
Através do aproveitamento da água da chuva, nas horas de menor calor.
Através da visita diária à nossa horta e dos muitos conhecimentos de um dos pais.
Não
Confeção dos alimentos através dos temperos.