Externato Cooperativo da Benedita
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
É a primeira vez que se faz uma horta na Escola.
Área aproximada da horta
Trata-se de uma horta vertical constituída por 24 garrafas de plástico deitadas com 30 cm cada. Também existem 25 garrafões de plástico de 5 L na base/chão do espaço envolvente da horta.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica, nomeadamente para o cultivo de plantas aromáticas; Motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências; Promover a interação entre os alunos e os professores.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Pelo facto de ser uma horta vertical, não exige uma área térrea disponível; a reutilização de materiais (garrafas de plástico, fios usados de estores); a estética conseguida numa parede escondida tornou o pátio da escola mais bonito e natural; o envolvimento de um grupo de alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o clube Momentos de Ciência.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4 professores do projeto Momentos de Ciência
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube “Momentos de Ciência” e Ciências Naturais.
- N.º de alunos envolvidos: 7
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
Na pesquisa de plantas adequadas à horta e na aquisição de plantas e sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Envolvimento de alunos de outras turmas, no cultivo, na rega e na recolha. Confeção de saladas na cantina e bar da escola com as plantas e frutos da horta - foto 1 e 2. O interesse despertado nos alunos da escola. Divulgação da iniciativa na comunidade educativa - jornal escolar.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi feito um calendário de rega e remoção de ervas daninhas a cargo dos alunos de educação especial.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi recolhido de uma mata nos terrenos da escola rica em húmus, foi limpo e colocado nas garrafas.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas das garrafas foram: morangueiro, hortelã chocolate, hortelã pimenta e salsa. As culturas dos garrafões foram: alface, cebolinho e couves.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita em dias alternados com um regador.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Não foi necessário.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
As plantas e frutos (alface, salsa e morangos) foram entregues no bar e na cantina da Escola para confeção de saladas. Apresentação de um poster.