Externato Cooperativo da Benedita

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Pesquisa sobre espécies que se pretende plantar: características das espécies, condições necessárias ao seu desenvolvimento e tratamentos necessários.Pesquisa sobre espécies que se pretende plantar: características das espécies, condições necessárias ao seu desenvolvimento e tratamentos necessários.
  • Preparação dos recipientes, corte de garrafões e garrafas Pet, com um molde feito pelos alunos.Preparação dos recipientes, corte de garrafões e garrafas Pet, com um molde feito pelos alunos.
  • Colocação do solo e plantação nos recipientes.Colocação do solo e plantação nos recipientes.
  • Garrafões colocados no local onde a horta está montada.Garrafões colocados no local onde a horta está montada.
  • Garrafas suspensas na parede.Garrafas suspensas na parede.
  • Preparação de conjuntos de 4 garrafas para suspender na parede: furos nas garrafas e passagem dos cordões.Preparação de conjuntos de 4 garrafas para suspender na parede: furos nas garrafas e passagem dos cordões.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a primeira vez que se faz uma horta na Escola.

Área aproximada da horta

Trata-se de uma horta vertical constituída por 24 garrafas de plástico deitadas com 30 cm cada. Também existem 25 garrafões de plástico de 5 L na base/chão do espaço envolvente da horta.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica, nomeadamente para o cultivo de plantas aromáticas; Motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências; Promover a interação entre os alunos e os professores.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pelo facto de ser uma horta vertical, não exige uma área térrea disponível; a reutilização de materiais (garrafas de plástico, fios usados de estores); a estética conseguida numa parede escondida tornou o pátio da escola mais bonito e natural; o envolvimento de um grupo de alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o clube Momentos de Ciência.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4 professores do projeto Momentos de Ciência
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube “Momentos de Ciência” e Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 7
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Na pesquisa de plantas adequadas à horta e na aquisição de plantas e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento de alunos de outras turmas, no cultivo, na rega e na recolha. Confeção de saladas na cantina e bar da escola com as plantas e frutos da horta - foto 1 e 2. O interesse despertado nos alunos da escola. Divulgação da iniciativa na comunidade educativa - jornal escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi feito um calendário de rega e remoção de ervas daninhas a cargo dos alunos de educação especial.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi recolhido de uma mata nos terrenos da escola rica em húmus, foi limpo e colocado nas garrafas.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas das garrafas foram: morangueiro, hortelã chocolate, hortelã pimenta e salsa. As culturas dos garrafões foram: alface, cebolinho e couves.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita em dias alternados com um regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não foi necessário.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As plantas e frutos (alface, salsa e morangos) foram entregues no bar e na cantina da Escola para confeção de saladas. Apresentação de um poster.

 

Publicado por: Externato Cooperativo da Benedita

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Professor coordenador da horta: Rosa Tavares