Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • NespereiraNespereira
  • A nossa hortaA nossa horta
  • Plantação de uma Bananeira 4-11-14Plantação de uma Bananeira 4-11-14
  • Plantação de alface 4-11-13Plantação de alface 4-11-13
  • Talhão dos alunos do 4ºATalhão dos alunos do 4ºA
  • Colheita das alfaces 21-01-14Colheita das alfaces 21-01-14
  • MorangueiroMorangueiro
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há seis anos.

Área aproximada da horta

50m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada porque a escola possuia um vasto terreno, que no momento não estava a ser aproveitado. Assim sendo considerou-se pertinente a formação de uma horta pedagogica, onde os alunos para além de fazerem as plantações, também poderiam aprender.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O reconhecimento das hortas escolares bem como no aproveitamento dos alimentos produzidos para consumo dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 19
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Matemática, Português, etc.
  • N.º de alunos envolvidos: 113
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar em todas as atividades relacionadas com a horta. Alguns pais ajudaram na mondagem do terrreno, outros contribuiram com sementes. Os pais também compram os alimentos produzidos pela horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Colaboração dos pais no fornecimento de sementes para plantar na horta; Apoio na manutenção do terreno; Compra de produtos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada por turmas; Cada turma tem um talhão para cultivar;

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente tivemos apoio de um auxiliar para a primeira monda do terreno. Posteriormente cada turma é responsável pela manutenção do mesmo. Ao longo do ano é colocado compostor que é realizado na escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Restos de resíduos orgânicos da cozinha.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos tomate, alface, cebola, cebolinho, milho, ervilhas, morangos, árvores de fruto, nabiças, couve. Para evitar pragas temos ervas aromáticas a contornar os terrenos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita por cada turma mas também fica à responsabilidade de uma funcionária da nossa escola. Saliento que temos como projeto para a horta um sistema de rega que ligue a água da levada diretamente à horta pedagógica de modo a que esta se torne mais sustentável. Este ano têm sido feitos esforços para conseguirmos materiais para este projeto.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através das ervas aromáticas

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Mercado da horta; - Confecção de compotas; - Exercícios de matemática, português e inglês relacionados com a horta.

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

avatar

Professor coordenador da horta: Juliana Raquel Leite