Horta pequena (até 10m²)



Desde 2012
6 m2
Sensibilizar os alunos para a importância das hortas Biológicas. Estudo dos fatores abióticos no desenvolvimento das plantas. Sensibilizar para as possibilidades de uma vida sustentável.
A utilização de cacifos velhos que existiam no sotão da escola para criar canteiros para a horta.
Contribuíram com sementes.
Quando é preciso em pouca quantidade algum produto é utilizado na cozinha da escola. É utilizada para o estudo das plantas na disciplina das Ciências Naturais e para atividades experimentais. Como são cacifos velhos toda a comunidade achou a ideia muito interessante e gostou muito da decoração, (pinturas) feita pelos alunos, para decorar o cacifo a toda a volta.
Os alunos foram divididos em grupo e cada grupo três vezes por semana vai tratar da horta nos intervalos. Quando precisa de uma manutenção mais demorada é feita nas aulas da educação para a cidadania ou durante as aulas de Ciências Naturais.
O solo foi a câmara de Vouzela que arranjou mandando um trator com solo . Nesse solo foi misturado o composto feito nos compostores da escola.
Sim
Com os restos de cascas da cantina e com as folhas do jardim.
Cenouras, alfaces, rabanetes, couves e outras que os alunos forem trazendo. Ervas aromáticas: salsa, coentros, cebolinho e outras.
Na escola é feita o aproveitamento da água da chuva e é com essa agua que os alunos regam.
Vamos observando a horta com muito cuidado. Perto da horta existem roseiras e malmequeres para evitar que as pragas surjam na horta.
Não
Na cantina alguns menus são com produtos da horta.