Escola EB 2,3 Prof. Noronha Feio

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • E por fim...crianças felizes e contentes e muito empenhadas na sua horta que acompanham diariamente e sem necessidade de lhes pedir para o fazerem...agora resta esperar que a chuva pare para se dar continuidade ao projectoE por fim...crianças felizes e contentes e muito empenhadas na sua horta que acompanham diariamente e sem necessidade de lhes pedir para o fazerem...agora resta esperar que a chuva pare para se dar continuidade ao projecto
  • Alfobres de alface...Alfobres de alface...
  • Aqui já dá para ver as favas, as nabiças e os alhos que foram plantadosAqui já dá para ver as favas, as nabiças e os alhos que foram plantados
  • Estas caixas de fruta são muito boas para se fazerem os alfobres. Ao colocar outra caixa, virada para baixo em cima do que está semeado, estamos a proteger a sementeira de pássaros marotos e ao mesmo tempo das agressões do meio ambiente.Estas caixas de fruta são muito boas para se fazerem os alfobres. Ao colocar outra caixa, virada para baixo em cima do que está semeado, estamos a proteger a sementeira de pássaros marotos e ao mesmo tempo das agressões do meio ambiente.
  • Depois da sementeira...vem a regaDepois da sementeira...vem a rega
  • Um dos talhões vai se dedicado a flores e ervas de cheiro...aqui já se plantam bolbos de diversos tipos de florUm dos talhões vai se dedicado a flores e ervas de cheiro...aqui já se plantam bolbos de diversos tipos de flor
  • Semeando os alfobres de  diversos tipos de alface, e couve portuguesaSemeando os alfobres de diversos tipos de alface, e couve portuguesa
  • Aqui já se semeavam as favas...Aqui já se semeavam as favas...
  • A professora a ensinar aos alunos como interpretar a informação que se encontra nos pacotes de sementesA professora a ensinar aos alunos como interpretar a informação que se encontra nos pacotes de sementes
  • Os alunos, depois de limitarem os talhões com uma pequena cerca de madeira, preparavam a terra para a sementeira.Os alunos, depois de limitarem os talhões com uma pequena cerca de madeira, preparavam a terra para a sementeira.
  • A professora a ensinar como se prepara uma caixa para os alfobresA professora a ensinar como se prepara uma caixa para os alfobres
  • Com uma grande ajuda da empresa Com uma grande ajuda da empresa "Recolte", que nos ajudou a cavar o terreno que se encontrava muito rijo, ficamos com uma horta formada por quatro talhões, onde se vão desenvolver os diferentes tipos de culturas horticulas.
  • Turma do 5ºE a preparar o terreno para dar inicio à hortaTurma do 5ºE a preparar o terreno para dar inicio à horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi iniciada este ano lectivo de 13/14

Área aproximada da horta

20 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O gosto pela actividade e pelo trabalho e grupo. A curiosidade de ver como tudo acontece e a felicidade de ver algo nascer, crescer com o trabalho de cada um. Perceber como chegam os legumes à nossa mesa e o que se pode fazer sem recorrer à utilização de químicos. Um verdadeiro laboratório de experiências naturais e emocionais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O simples facto de termos partido de um solo completamente infértil e cheio de pedras, que já não era cavado à 18 anos e o desafio de contrariar quem não acreditava na iniciativa. Depois o envolvimento da comunidade envolvente, que nos forneceram materiais para ajudar na imitação de canteiros e criação de pequenos tabuleiros para sementeiras, O fornecimento de sementes por parte da população de Queijas, a partilha de experiências entre .as nossas crianças e a população mais velha e experiente no campo da agricultura biológica

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: ET, EC e CN
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: mais de 20 EE e amigos

Como são envolvidas as famílias?

A família foi ficando envolvida ao ver o entusiasmo dos seus educando e participaram com a cedência de trabalho manual (na ajuda em cavar a terra), envio de sementes, partilha de experiências e ajuda na venda do resultado da produção da horta e regas, quando necessário.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto que a horta teve na comunidade, verificou-se na enorme procura na compra da produção, no envolvimento dos alunos fora do período e aulas que se escalonaram para fazerem a rega e manutenção das culturas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma ia todas as semanas para a horta nas aulas de Ed. para a Cidadania e eles próprios se organizaram para procederem às regas , mondas, controle de pragas e colheitas. Nunca foi preciso mandar fazer nada, uma vez que se encontravam muito bem organizados. Quando estive de baixa, tiveram a iniciativa de pedir a professores do conselho de turma, para os ajudar, principalmente na cedência de tempo para poderem trabalhar lá, uma vez que não estavam a ter EC.

Como é feita a preparação do solo?

Dado que o terreno se encontrava muito duro e cheio de pedras, pedimos inicialmente à empresa Recolte que nos ajudasse a cavar aquela porção de terreno, o que eles fizeram com uma máquina. Depois foi-lhes pedido que deixassem na escola junto à horta, os resíduos resultantes do aparo da relva e outras ervas, para se fazer compostagem. Também foi pedido na cozinha da escola que nos fosse dado todos os resíduos como:casacas de batatas, restos de verduras, cascas de bananas e outros resíduos que fossem biodegradáveis. Juntamente com os resíduos da Recolte, fez-se compostagem que ajudou muito na fertilização do terreno. Também foi utilizado o café tirado às cápsulas da Nespresso com que se faziam trabalhos em ET.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da cozinha, café, restos da limpeza dos terrenos feita pela Recolte e EE, forneceu o estrume resultante do galinheiro que tinha em casa.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Houve grande produção de favas, alfaces, salsa, coentros, feijão verde e ainda se encontram na terra beterrabas. também tivemos um cantinho dedicado à jardinagem de catos e plantas de bolbo (narcisos, túlipas e jacintos).

Como é feita a gestão da rega?

Quando era necessário, os alunos iam em grupos 4 por dia

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Felizmente, não houve pragas e doenças, uma vez choveu muito, mas verificávamos sempre todas as plantações cada vez que íamos tratar da horta

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Vendas do que era produzido. Infelizmente não há fotos tiradas uma vez que os produtos iam sendo colhidos à medida da procura. não foi feita uma venda de propósito para o efeito.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Prof. Noronha Feio

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Professor coordenador da horta: Maria Manuel Lopes Montes André Nascimento