Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi iniciada este ano lectivo de 13/14
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
O gosto pela actividade e pelo trabalho e grupo. A curiosidade de ver como tudo acontece e a felicidade de ver algo nascer, crescer com o trabalho de cada um. Perceber como chegam os legumes à nossa mesa e o que se pode fazer sem recorrer à utilização de químicos. Um verdadeiro laboratório de experiências naturais e emocionais.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O simples facto de termos partido de um solo completamente infértil e cheio de pedras, que já não era cavado à 18 anos e o desafio de contrariar quem não acreditava na iniciativa. Depois o envolvimento da comunidade envolvente, que nos forneceram materiais para ajudar na imitação de canteiros e criação de pequenos tabuleiros para sementeiras, O fornecimento de sementes por parte da população de Queijas, a partilha de experiências entre .as nossas crianças e a população mais velha e experiente no campo da agricultura biológica
Como são envolvidas as famílias?
A família foi ficando envolvida ao ver o entusiasmo dos seus educando e participaram com a cedência de trabalho manual (na ajuda em cavar a terra), envio de sementes, partilha de experiências e ajuda na venda do resultado da produção da horta e regas, quando necessário.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto que a horta teve na comunidade, verificou-se na enorme procura na compra da produção, no envolvimento dos alunos fora do período e aulas que se escalonaram para fazerem a rega e manutenção das culturas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A turma ia todas as semanas para a horta nas aulas de Ed. para a Cidadania e eles próprios se organizaram para procederem às regas , mondas, controle de pragas e colheitas. Nunca foi preciso mandar fazer nada, uma vez que se encontravam muito bem organizados. Quando estive de baixa, tiveram a iniciativa de pedir a professores do conselho de turma, para os ajudar, principalmente na cedência de tempo para poderem trabalhar lá, uma vez que não estavam a ter EC.
Como é feita a preparação do solo?
Dado que o terreno se encontrava muito duro e cheio de pedras, pedimos inicialmente à empresa Recolte que nos ajudasse a cavar aquela porção de terreno, o que eles fizeram com uma máquina. Depois foi-lhes pedido que deixassem na escola junto à horta, os resíduos resultantes do aparo da relva e outras ervas, para se fazer compostagem. Também foi pedido na cozinha da escola que nos fosse dado todos os resíduos como:casacas de batatas, restos de verduras, cascas de bananas e outros resíduos que fossem biodegradáveis. Juntamente com os resíduos da Recolte, fez-se compostagem que ajudou muito na fertilização do terreno. Também foi utilizado o café tirado às cápsulas da Nespresso com que se faziam trabalhos em ET.