Horta grande (superior a 10m²)



A horta existe desde o início da existência do colégio. Uns oito anos.
A área aproximada da horta são uns 15mX8m.
Os principais objetivos são os de sensibilizar as crianças para a necessidade de respeitar o nosso meio ambiente e cultivar produtos biológicos. Pois além de serem mais saudáveis para o ser humano o seu cultivo respeita a natureza sem a danificar o que reverte também para uma melhor qualidade de vida para o ser humano. Sensibilizar também toda a comunidade educativa e tornar os pais participantes em atividades saudáveis e interessantes junto do colégio, dos seus funcionários e logicamente com os seus filhos. São atividades muito gratificantes e é precisamente o que nos motiva, ver a alegria e o entusiasmo como as crianças e os adultos participam e se entusiasmam na realização destas atividades e na observação da evolução das mesmas. Através do estudo, da observação destas atividades ganha-se uma maior consciência ecológica e um maior respeito pela Mãe Natureza, á qual tanto devemos e por vezes tão mal tratamos. Estas atividades servem também para tornar presente na mente das crianças a importância dos valores e as prioridades na nossa vida. Que infelizmente são alteradas na sociedade em que vivemos
A originalidade do nosso projeto está no facto dos nossos produtos terem sido plantados de germinações feita em casa pelos alunos e familiares. Isso não só motiva mais as crianças como torna os pais mais participantes das nossas atividades. A satisfação das crianças é redobrada quando vêm crescer plantinhas que “nasceram” nas suas casas. E depois recolhem os frutos no colégio, onde por vezes são confecionadopara as suas refeições, ou levados para as suas casa para serem confecionados pelos seus familiares.
Procuramos que toda a comunidade esteja envolvida no projeto de alguma forma. Os professores que sempre estão envolvidos são os de ciências,de espanhol e de arte e design, assim como alguns funcionários. Dependendo da atividade, envolvemos os pais. Os alunos estão sempre presentes. Dividimos as tarefas pelos diferentes anos para que os trabalhos mais pesados, como a preparação das terras sejam realizados pelos alunos mais velhos.
O principal impacto junto dos alunos é a curiosidade em querer saber a origem dos seus próprios alimentos. O que os torna mais críticos e vigilante na qualidade e na origem dos alimentos que ingerem. A importância de serem produzidos duma forma saudável. Não só para a sua saúde como também para preservar o nosso planeta.
Foram selecionadas equipas de alunos que diariamente fazem a manutenção da horta. Rega e colheita de legumes.
Em primeiro lugar, os alunos e os professores com a colaboração de alguns pais, retiram manualmente as ervas daninhas. Lavramos a terra com os instrumentos de lavoura tradicionais. Deixamos as terras amanhadas a repousar durante uns dias e estão prontas para plantar.
Não
As culturas actuais são: Ervilhas. Favas. Couves portuguesas. Couves galegas. Alhos. Árvores de fruto. Flores e arbustos.
A rega é feita duma mangueira que temos junto a horta. Durante as estações chuvosas, a rega artificial não se realiza. Durante as estações secas as regas são diárias, realizadas pelos alunos segundo um plano monitorizado para o efeito. De forma a que todos os alunos do colégio participem.
Nunca tivemos grandes problemas de pragas nem doenças. Tivemos uma que outra vez pragas de lagartas nas couves que retiramos manualmente. Não utilizamos nenhum tipo de pesticida, nem aplicamos nenhum químico.
Não
Neste período vamos realizar uma atividade "comercial" em torno da horta. Vamos realizar um mercado tradicional de produtos biológico. Para isso utilizaremos os produtos da nossa horta e os pais e familiares vão participar com produtos das suas próprias hortas e culturas caseiras. Faremos pois um mercado biológico tendo como cenário a nossa própria horta.