Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
Área aproximada da horta
10 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Desenvolver hábitos de trabalho de grupo e intervenção no meio escolar; -Desenvolver o gosto e a curiosidade pela agricultura biológica; - Sensibilizar a comunidade escolar face aos problemas ambientais e empreendedorismo tendo em conta a região em que a escola está envolvida; -Desenvolver nos alunos o respeito pela natureza; -Sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica; -Recolher informação e pesquisa sobre a agricultura biológica e a compostagem. -Compreender a importância da compostagem.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Desenvolvimento das culturas com utilização da compostagem; -Cobertura do solo com polietileno e aplicação do sistema de rega gota a gota; - Montagem de um túnel em dois camalhões de morangueiros para possível comparação do seu desenvolvimento, fazendo variar a temperatura; -Plantação de morangal; - Utilização dos produtos para consumo escolar e para transformação ex: compotas biológicas;
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: - Produção Agrícola:Horticultura; Mecanização; Transformação( doces,panificação) ;
- N.º de alunos envolvidos: 8
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6
Como são envolvidas as famílias?
- Participam na doação de sementes, frutos;
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Desenvolve a curiosidade por parte dos alunos, pais e restante comunidade na importância do desenvolvimento de uma agricultura amiga do ambiente e da saúde; - Promove o alargamento desta agricultura na comunidade; - Aumenta o consumo destes produtos na comunidade local; -Incrementa o empreendedorismo tendo em conta a região em que a escola está envolvida; - Leva a baixo custo na produção;
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
-É feita pelos oito alunos com o acompanhamento do professor, ( 9h semanais);
Como é feita a preparação do solo?
-Foi feita com a ajuda de um motocultivador e ainda manualmente com enxadas;
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
- Resíduos de plantas, alguns materiais orgânicos( vindos do refeitório escolar).
Quais as culturas / consociações instaladas?
-Ervilhas, favas, nabiças, alfaces, couves( couve- flor, broculos, repolho), ervas aromáticas, morangos, maças, ameixas, abóboras, melão, meloa, alfobres( tomate, pimento, cenouras, feijão)
Como é feita a gestão da rega?
- É feita gota a gota automaticamente.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
-Afídios são combatidos com as joaninhas; - Os frutos são combatidos com armadilhas bocais; - Utilização de Ferormonas.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Transformação de frutos( doces e compotas biológicas); - Venda de produtos " Feira Verde" nas escolas e no mercado municipal; - Concurso HortasBio.