Horta grande (superior a 10m²)



Há três anos.
50m2.
Sensibilizar alunos e toda a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica. Alertar a comunidade escolar para os benefícios do consumo de produtos biológicos. Consumir na cantina da escola produtos cultivados na "nossa horta".
Aproveitamento de um espaço baldio para o cultivo de produtos biológicos. Preparação do terreno, plantação das culturas (estaca, semente...) e respetivos cuidados (regar, arrancar as ervas daninhas, sachar,...). Observação da evolução do crescimento/transformação das culturas. Colheita dos produtos pelos alunos. Consumo dos produtos cultivados na horta.
Colaboram na aquisição de sementes, adubos naturais (estrume de animais),cedência de canas, fio (para amarrar algumas plantas)...
Incentivo ao consumo de produtos que antes eram rejeitados por alguns alunos. Aprendizagem de diferentes tipos de reprodução das plantas. Elogio de elementos da comunidade ao aproveitamento de um espaço "perdido". Contribuição do embelezamento da vila.
Nas reuniões de Eco-Escolas são definidas e distribuídas as tarefas a realizar por cada turma.
A preparação do solo foi realizada pelos funcionários da escola, alunos e professores (arrancar as ervas daninhas, cavar, "tirar regos", adubar...).
Sim
Com o estrume dos animais (coelhos), ervas arrancadas no terreno, relva do jardim da escola, restos de produtos da cantina (cascas dos produtos)...
Milho e feijão rasteiro. Couve e batata.
Rega manual (bidão com a água da chuva e da levada).
Com as ervas aromáticas e a colocação de um espantalho. Confeção de refeições com os produtos colhidos.
Sim
Animais herbívoros (coelhos).
Na confeção de alimentos.