Escola S/3 de Alpendorada

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Loureiro
É uma das espécies autóctones da horta.Loureiro É uma das espécies autóctones da horta.
  • Compostor
No compostor são colocados o lixo orgânico da cantina para produzir fertilizante de origem naturalCompostor No compostor são colocados o lixo orgânico da cantina para produzir fertilizante de origem natural
  • Horta da Escola Secundária de Alpendorada
No final do Inverno a horta está desorganizada, aguardamos o início da Primavera para iniciarmos os trabalhos.Horta da Escola Secundária de Alpendorada No final do Inverno a horta está desorganizada, aguardamos o início da Primavera para iniciarmos os trabalhos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

Horta vertical

 
  • A localização da horta vertical será numa espécie de corredor a céu aberto entre o edifício principal onde decorrem as aulas, e o campo de jogos e o polidesportivo.A localização da horta vertical será numa espécie de corredor a céu aberto entre o edifício principal onde decorrem as aulas, e o campo de jogos e o polidesportivo.
  • É uma parede de cimento sem qualquer interesse estético ou visual mas é um local de passagem obrigatória para os alunos.É uma parede de cimento sem qualquer interesse estético ou visual mas é um local de passagem obrigatória para os alunos.
  • A primeira fase foi concluída com a colocação das garrafas de plástico. As garrafas foram trazidas pelos alunos mas a sua colocação foi da responsabilidade dos funcionários.A primeira fase foi concluída com a colocação das garrafas de plástico. As garrafas foram trazidas pelos alunos mas a sua colocação foi da responsabilidade dos funcionários.
  • Para os alunos a parede está apenas a ser decorada com as suas garrafas e está a adquirir um outro aspeto.Para os alunos a parede está apenas a ser decorada com as suas garrafas e está a adquirir um outro aspeto.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pequena existe à sensivelmente três anos, a horta vertical foi construída este ano.

Área aproximada da horta

A horta pequena tem cerca de 8m2 e a horta vertical ocupa uma parede de 5x2m.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Em relação à horta pequena procuramos dar continuidade ao trabalho iniciado nos anos letivos anteriores. Em relação à horta vertical o desafio foi o de dar vida a uma parede, que tinha um aspeto um pouco triste e como se trata de um local de passagem permanente dos alunos, levá-los a interessarem-se por uma forma diferente de cultivar alimentos ou simplesmente flores.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta pequena não tem uma localização muito interessante, quer do ponto de vista de acesso dos alunos, está um pouco escondida, quer pela exposição solar. A horta vertical já se tornou uma atração para os alunos e visitantes da escola pela surpresa e impacto visual que causa. Por outro lado, é a concretização de uma ideia que estamos mais habituados a ver em livros ou revistas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A disciplina de Geografia no âmbito do Curso Profissional de Turismo e Educação Especial
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

No presente ano letivo não conseguimos a colaboração das famílias. Devo salientar que sendo o primeiro ano que sou coordenadora do programa Eco-Escolas, desconhecia o envolvimento das famílias nos anos letivos anteriores.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O trabalho na horta pequena permitiu lecionar na turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo o módulo seis sobre as Áreas Rurais,cuja atividade predominante em Portugal é a agricultura e explicar no terreno todos os conteúdos possíveis. Em relação à horta vertical permitiu o envolvimento dos alunos da Educação Especial,que tiveram um papel muito ativo, nomeadamente a encher as garrafas com terra e a colocar as plantas. A generalidade dos alunos da escola constatou o rápido crescimento das plantas e pôde observar as raízes das mesmas, o que será útil no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Biologia.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do Curso Profissional de Técnico Turismo foram responsáveis pela limpeza da horta pequena após o Inverno e pela preparação do terreno. Os funcionários foram responsáveis pela plantação das culturas pela coincidência com a interrupção letiva da Páscoa, e também se responsabilizaram pela rega. Em relação à horta vertical foi um trabalho de equipa entre os alunos da Educação Especial e respetiva docente e os funcionários. Apenas a tarefa de fixar as garrafas foi da exclusiva responsabilidade dos funcionários porque implicou o manuseamento de máquinas e ferramentas cortantes. Todos os alunos da escola foram incentivados a trazerem garrafas de plástico para a horta vertica da escola.

Como é feita a preparação do solo?

Na horta pequena toda a vegetação que restou do Inverno foi retirada com o recurso a enxadas e sachos e colocada no compostor. A terra foi cavada e alisada e espalhou-se o fertilizante do compostor. Na horta vertical recorremos a sacos de terra que adquirimos, pois não temos na área da escola um local de onde pudessemos aproveitar terra fértil e a área envolvente da escola está toda urbanizada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com a matéria vegetal da própria horta e com o lixo orgânico da cantina escolar.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta pequena mantivemos o loureiro e as couves e plantamos alfaces,cebolo, pepineiros, tomateiros e morangueiros. Na horta vertical temos plantas aromáticas e alfaces, estas serão, após a colheita, substituídas por cactos e outras plantas aromáticas menos exigentes em água.

Como é feita a gestão da rega?

A escola possui um furo de água e a horta pequena tem um sistema de rega por aspersão. A horta vertical é regada manualmente, mas a próxima etapa é conseguir instalar um sistema de rega gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita uma observação periódica da evolução das culturas e não detetamos pragas nem doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Pretendemos que a horta vertical seja um local de visita para os alunos da Escola EB1 do Cruzeiro que se localiza muito próximo da Escola Secundária e se transforme num laboratório de Ciências ao ar livre. O produtos provenientes da horta não são suficientes para organizar uma atividade de maior envergadura,no entanto, já foram usadas alfaces nas sandes feitas no bar da escola e oferecidos outros produtos à diretora da escola.

 

Publicado por: Escola S/3 de Alpendorada

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Professor coordenador da horta: Ana Isabel Sousa Dias