Escola S/3 de Alpendorada
a nossa horta bio
Horta vertical
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta pequena existe à sensivelmente três anos, a horta vertical foi construída este ano.
Área aproximada da horta
A horta pequena tem cerca de 8m2 e a horta vertical ocupa uma parede de 5x2m.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Em relação à horta pequena procuramos dar continuidade ao trabalho iniciado nos anos letivos anteriores. Em relação à horta vertical o desafio foi o de dar vida a uma parede, que tinha um aspeto um pouco triste e como se trata de um local de passagem permanente dos alunos, levá-los a interessarem-se por uma forma diferente de cultivar alimentos ou simplesmente flores.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta pequena não tem uma localização muito interessante, quer do ponto de vista de acesso dos alunos, está um pouco escondida, quer pela exposição solar. A horta vertical já se tornou uma atração para os alunos e visitantes da escola pela surpresa e impacto visual que causa. Por outro lado, é a concretização de uma ideia que estamos mais habituados a ver em livros ou revistas.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A disciplina de Geografia no âmbito do Curso Profissional de Turismo e Educação Especial
- N.º de alunos envolvidos: 30
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
No presente ano letivo não conseguimos a colaboração das famílias. Devo salientar que sendo o primeiro ano que sou coordenadora do programa Eco-Escolas, desconhecia o envolvimento das famílias nos anos letivos anteriores.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O trabalho na horta pequena permitiu lecionar na turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo o módulo seis sobre as Áreas Rurais,cuja atividade predominante em Portugal é a agricultura e explicar no terreno todos os conteúdos possíveis. Em relação à horta vertical permitiu o envolvimento dos alunos da Educação Especial,que tiveram um papel muito ativo, nomeadamente a encher as garrafas com terra e a colocar as plantas. A generalidade dos alunos da escola constatou o rápido crescimento das plantas e pôde observar as raízes das mesmas, o que será útil no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Biologia.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do Curso Profissional de Técnico Turismo foram responsáveis pela limpeza da horta pequena após o Inverno e pela preparação do terreno. Os funcionários foram responsáveis pela plantação das culturas pela coincidência com a interrupção letiva da Páscoa, e também se responsabilizaram pela rega. Em relação à horta vertical foi um trabalho de equipa entre os alunos da Educação Especial e respetiva docente e os funcionários. Apenas a tarefa de fixar as garrafas foi da exclusiva responsabilidade dos funcionários porque implicou o manuseamento de máquinas e ferramentas cortantes. Todos os alunos da escola foram incentivados a trazerem garrafas de plástico para a horta vertica da escola.
Como é feita a preparação do solo?
Na horta pequena toda a vegetação que restou do Inverno foi retirada com o recurso a enxadas e sachos e colocada no compostor. A terra foi cavada e alisada e espalhou-se o fertilizante do compostor. Na horta vertical recorremos a sacos de terra que adquirimos, pois não temos na área da escola um local de onde pudessemos aproveitar terra fértil e a área envolvente da escola está toda urbanizada.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com a matéria vegetal da própria horta e com o lixo orgânico da cantina escolar.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta pequena mantivemos o loureiro e as couves e plantamos alfaces,cebolo, pepineiros, tomateiros e morangueiros. Na horta vertical temos plantas aromáticas e alfaces, estas serão, após a colheita, substituídas por cactos e outras plantas aromáticas menos exigentes em água.
Como é feita a gestão da rega?
A escola possui um furo de água e a horta pequena tem um sistema de rega por aspersão. A horta vertical é regada manualmente, mas a próxima etapa é conseguir instalar um sistema de rega gota-a-gota.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
É feita uma observação periódica da evolução das culturas e não detetamos pragas nem doenças.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Pretendemos que a horta vertical seja um local de visita para os alunos da Escola EB1 do Cruzeiro que se localiza muito próximo da Escola Secundária e se transforme num laboratório de Ciências ao ar livre. O produtos provenientes da horta não são suficientes para organizar uma atividade de maior envergadura,no entanto, já foram usadas alfaces nas sandes feitas no bar da escola e oferecidos outros produtos à diretora da escola.