Escola EB 2,3 de Rio Tinto
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de 4 anos.
Área aproximada da horta
10 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Foi criada no âmbito do Clube de Jardinagem.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de não usarmos adubos, serem os alunos a plantar e a colher os produtos hortícolas e a manutenção das alfaias.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
- N.º de alunos envolvidos: 20
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
As famílias contribuem com restos de matéria orgânica pra o compostor.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos colhem os produtos plantados e as ervas aromáticas e levam para as suas casas, para serem confecionados. São vendidas ervas aromáticas, na semana do AVERT (escola). Os lucros são revertidos para a manutenção das alfaiais e compra de sementes. A restante produção é distribuída nos cabazes, no âmbito do Banco Alimentar, entregues às famílias carenciadas da escola.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelos alunos, durante o período letivo. A repartição de tarefas e feita de acordo com a vontade dos alunos, rotativamente.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita em diferentes etapas, primeiro limpeza de ervas daninhas, segundo, lavra artesanal, com sacha e por último a adição do composto produzido no próprio terreno, a partir da compostagem.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
É feita em dois compostores de resina oferecidos pela LIPOR, com matéria orgânica trazida pelos alunos e pela professora e folhas secas recolhidas no espaço da escola ou, em época de falta de folhas secas, com adição de palha.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, nabos, favas, ervilhas, tremoços e ervas aromáticas.
Como é feita a gestão da rega?
Através da utilização de duas grandes mangueiras ou com garrafões de água.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através de receitas de agricultura biológica, por exemplo, soluções de sabão de potássio e água.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda de ervas aromáticas na escola e quando há abóbora é confecionada na sopa da escola.