Centro Educativo Navarro de Paiva

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Plantação de couves, alfaces, flores amarelas, salsa e coentros - 4ª fasePlantação de couves, alfaces, flores amarelas, salsa e coentros - 4ª fase
  • Cálculo das dimensões para a plantação de couves e alfaces. 3ª faseCálculo das dimensões para a plantação de couves e alfaces. 3ª fase
  • Preparação do canteiro - sacha, elevação do canteiro e colocação do composto. 2ª fasePreparação do canteiro - sacha, elevação do canteiro e colocação do composto. 2ª fase
  • Terreno ainda sem preparação para cultivo 1ª faseTerreno ainda sem preparação para cultivo 1ª fase
  • Desenho da horta do Centro Educativo Navarro de PaivaDesenho da horta do Centro Educativo Navarro de Paiva
  • Trabalho selecionado para o concurso Trabalho selecionado para o concurso "Pratos tradicionais" confecionados com produtos da horta.
  • Trabalho selecionado para o concurso Trabalho selecionado para o concurso "Pratos tradicionais" confecionados com produtos da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 11 anos.

Área aproximada da horta

108 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

No Centro Educativo Navarro de Paiva decorre um curso de Operador de Jardinagem, o qual é responsável pela manutenção da horta juntamente com o Mestre Américo e as professoras Lídia Almeida e Ana Silva. Tudo o que a horta produz é aproveitado pela cozinha do Centro para consumo de toda a comunidade e permite usufrui de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Um dos principais objetivos é proporcionar a estes jovens formandos, que apresentam um percurso académico que de uma forma geral, com características de desinvestimento com poucos hábitos de trabalho, que se traduzem numa necessidade constante de reforço dos aspetos positivos, a participação ativa nas tarefas propostas e, concomitantemente, de contrariar aspetos de comportamentos desajustados. O trabalho na horta, que é feito a partir de uma organização específica do trabalho de grupo e responsabilização individual e também com um planeamento a curto e longo prazo, tem permitido desenvolver competências pessoais e sociais de extrema importância neste contexto. Os jovens têm oportunidade de ver resultados concretos e com interferência no seu quotidiano, nomeadamente ao nível da alimentação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Com o tipo de cultura biológica realizada na nossa horta, os jovens percebem que assim podem ter uma alimentação mais saudável e mais saborosa, adquirindo conhecimentos técnicos e científicos na área da biologia, agricultura, botânica e património cultural . Por outro lado, alicia os jovens em situações futuras a criarem as suas próprias hortas. Outra originalidade passa pelo consumo da horta ser para toda a comunidade educativa, uma vez que os produtos são confecionados pela cozinha do Centro e também no Curso de Cozinha da Unidade Feminina.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Cidadania e Empregabilidade, Aprender com Autonomia e Matemática para a Vida.
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Devido ao regulamento específico do Centro Educativo, no âmbito do Ministério da Justiça, as famílias não participam neste projeto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O que manifestou maior impacto na comunidade foi o processo de consociações. Havia a ideia de que um canteiro tinha de ter apenas um tipo de plantação, desde que se aplicou este método as pragas diminuíram significativamente. É grande o impacto ao nível da educação alimentar e sensibilização para a agricultura biológica. Trabalhamos em parceria com a Agrobio, a quem solicitamos formação e apoio técnico, e quando fazemos sessões de formação é para toda a comunidade, porque todos podemos aprender, não se restringe apenas aos formandos do curso de Jardinagem.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é planeada com os jovens e o mestre nas aulas de Aprender com Autonomia, havendo um tempo semanal para o trabalho prático no terreno, onde os jovens são acompanhados pelo Mestre e pela professora de Cidadania. O trabalho é feito em pequenos grupos, com distribuição de tarefas, preparação de terreno, plantação, rega, sacha e monda, colheita... Os dois espaços de horta estão nomeados, uma é a horta da avenida e a outra a horta do galinheiro, os canteiros estão numerados.

Como é feita a preparação do solo?

Primeiro é sachado o terreno com enxadas abrindo pequenas valas para colocar composto produzido no Centro, fazemos Compostagem, depois é tapado e misturado na terra. Por fim, são formados os canteiros com uma pequena elevação do chão, com cerca de 10cm, para que as águas possam escorrer e não empossar.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

São raproveitados e escolhidos os restos orgânicos da cozinha, bem como as folhas das árvores do centro, algumas trituradas e outras inteiras e também as borras da máquina do café e os dejetos dos animais, temos galinhas e patos. O composto é mexido de 15 em 15 dias para que este possa respirar e não apodreça.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Por exemplo são plantadas as Couves e nos seus intervalos alfaces, nas quatro extremidades é plantado aipo e cebolinho para afugentar a lagarta da couve, nas outras duas extremidades plantamos alecrim e alfazema para afugentar o piolho. Também é plantado na horta nabos, cenouras, hortelã, salsa, poejos, coentros, entre outros. Ao pé das árvores de fruto temos capuchinhas.

Como é feita a gestão da rega?

Temos tanques no centro com reaproveitamento das águas da chuva, vai-se buscar e rega-se com regadores, de manhã ou no final do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita com observação direta. O controlo faz-se com plantas ou com produtos biológicos, tais como uma solução de água com ortiga por exemplo. Também retiramos as lagartas com a mão.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Patos e galinhas. Uma cadela, duas tartarugas, um lago com peixes e muitas aves.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos na cozinha e a utilização dos produtos da horta para o curso de cozinha, tais como ervas aromáticas entre outros, concursos de pratos tradicionais utilizando produtos da horta. Este tema também é trabalhado nas aulas de Cidadania, Aprender com Autonomia, Português e Matemática. Foi realizado também o projecto criar uma árvore - Tetrapak, que se enquadrou na turma de jardinagem, as fotos foram tiradas na horta e junto das nossas galinhas. Está a ser feito um projecto em PowerPoint com a recolha de todas as plantas/culturas do Centro Educativo, com o auxilio da disciplina de Cidadania e empregabilidade. Ainda nas aulas de Cidadania e empregabilidade é feito todas as semanas o relatório dos trabalhos efectuados nas hortas do Centro Educativo.

 

Publicado por: Centro Educativo Navarro de Paiva

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Professor coordenador da horta: Hermínia Rosa Mendes Cabaço