Escola EB1/JI de Chouselas

a nossa horta bio

 
  • "Compostor" Aspeto da localização do compostor no espaço ao lado da horta
  • "Favas na horta" Aspeto geral do cantinho das favas já semeadas no outono
  • "Espanta pardais" Os alunos com a ajuda do professor fizeram um original espantalho com CDs velhos.
  • "Semeando" Amostra da atividade da sementeira no inicio de fevereiro por uma das turmas
  • "Semeando ervilhas" Alunas da mesma turma semeiam ervilhas na horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cinco anos

Área aproximada da horta

152 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Existência de um espaço desaproveitado no recreio. Necessidade de mostrar aos alunos como nascem e crescem alguns dos alimentos que fazem parte das refeições diárias e que muitas vezes saõ "rejeitados" (legumes, hortaliças, entre outros). Permitir que as crianças vivenciem atividades que não fazem parte do seu quotidiano. As ervas aromáticas e plantas medicinais surgem pela necessidade de transmitir "saberes antigos" ligados a remédios caseiros.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A forma como a horta está organizada: vamos cultivando os produtos conforme os alunos trazem as sementes. Usamos formas engraçadas de afastar os pardais (com CDs).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio/Conhecimento do Mundo, Português, Matemática e Desenvolvimento Pessoal e Social
  • N.º de alunos envolvidos: 75
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Para já têm sido envolvidas trazendo as plantas e sementes para colocar na horta, bem como transmitindo através dos filhos "dicas" para obter melhores resultados. Posteriormente tencionamos implicar os pais e familiares doutras formas, como por exemplo ajudando na manutenção da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos apercebem-se do aspeto que os alimentos adquirem desde a fase da semente até ao fruto ou planta. O impacto manifesta-se também através do entusiasmo das crianças em trabalhar na horta e ver o crescimento dos produtos. Isso está patente em algumas fotos que anexaremos. Apesar de nem todas as turmas estarem implicadas no trabalho da horta estão doutras formas. Semanalmente e rotativamente há uma turma que veste o colete do "Civismo Alerta" (projeto de formação civica da escola) e é responsável pelos cuidados gerais a ter com este espaço em conjunto com outros.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As plantações são feitas de acordo com a época e também com a oportunidade. Quando os alunos trazem as sementes vamos procedendo à sementeira. As três turmas responsáveis alternadamente dividem as tarefas entre si de acordo com uma escala. Os produtos saõ colocados na horta por categorias, independentemente de ser esta ou aquela turma. Existe o talhão das batatas, das favas e assim sucessivamente.

Como é feita a preparação do solo?

É feita por funcionários da autarquia (Junta de Freguesia e Câmara) que se disponibilizam para colaborar Algum do pessoal da escola dá também a sua colaboração na manutençaõ da horta.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Anexo o croqui

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita apenas quando as temperaturas são mais elevadas e nas culturas mais sensiveis. É feita de manhã.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Utilizando formas mais ou menos naturais: sal para afastar os caracóis, vinagre e joaninhas para os pulgões, catar as lagartas, usar plantas em volta das culturas que afugentem algumas pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Utilização de alguns produtos recolhidos na confeção dos alimentos da cantina; realização duma feirinha no final do ano letivo.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Chouselas

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Cristina da Cruz Lourenço Esteves