Escola Profissional de Alsud - CIPRL

a nossa horta bio

 
  • Pedras e ervas recolhidasPedras e ervas recolhidas
  • Terreno da horta após limpeza das pedras e ervas daninhasTerreno da horta após limpeza das pedras e ervas daninhas
  • Transporte e junção de pedras e (ervas para compostagem)Transporte e junção de pedras e (ervas para compostagem)
  • Envolvente da nossa horta: outras hortas do projeto de hortas comunitárias: Hortas do Convento.Envolvente da nossa horta: outras hortas do projeto de hortas comunitárias: Hortas do Convento.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta está em fase de implementação embora já tenha existido uma há 2 anos letivos atrás.

Área aproximada da horta

220 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Proporcionar aos alunos aprendizagens relativas à terra, ao campo, às plantas e aos seus ciclos de vida; Dotar os alunos de competências para produzir os seus próprios alimentos de forma saudável e tendo em consideração todos os fatores co-relacionados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta da escola faz parte de um projeto de hortas comunitárias no qual a escola foi parceira desde o início. É um projeto interdisciplinar que envolve disciplinas como a Biologia, a Química, Cinegética e Conservação de Recursos Naturais, Silvicultura e outras de carater social como Área de Integração e o Português. Tira partido de materiais pedagógicos já produzidos por alunos da escola no âmbito do curso de Gestão de Ambiente:manual de criação de uma horta biológica; manual sobre compostagem. Implica a construção de um compostor a partir de materiais reutilizados e a aprendizagem sobre o processo de produção de composto orgânico.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Silvicultura e Agricultura Geral
  • N.º de alunos envolvidos: 18
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias serão consultadas sobre que culturas fazer e em que épocas, como preparar o terreno, como protegê-las. Paralelamente ao projeto da horta os alunos construirão um banco de sementes cujos contributos serão recolhidos junto das famílias.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Para alguns alunos a ligação à terra é algo já muito distante. Este projeto permite aproximá-los do meio rural que é o ponto fulcral de um curso como o de Gestão Cinegética. Para outros é mais familiar e permite tirar partido de conhecimentos e experiências que já possuem através das suas famílias e partilhar com os colegas e professores. Permitirá, também, confrontar técnicas antigas com as modernas e a agricultura tradicional com a biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O projeto da horta começou no mês de fevereiro com a planificação da mesma, preparação do terreno, escolha das culturas e manutenção. A distribuição das aulas de 7 horas (1 dia) em cada semana até final do ano letivo permitirá assegurar as tarefas principais. Entre uma semana e outra um professor e um funcionário ficarão encarregues de vigiar e cuidar da manutenção da horta.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita retirando as pedras e as ervas daninhas. Depois é revolvida e é colocado fertilizante natural apenas nos locais em se vai colocar as plantas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda não estão instaladas mas pretende-se misturar a produção de vegetais com a de ervas aromáticas tirando partido das propriedades das primeiras no controlo de pragas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega será implementada através do sistema gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Será feito através de métodos naturais e na ausência de químicos de síntese.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Pretende-se que os alimentos produzidos na horta concorram para a realização de um almoço convívio na escola que envolve todos os alunos, pais e comunidade escolar alargada.

 

Publicado por: Escola Profissional de Alsud - CIPRL

avatar

Professor coordenador da horta: Teresa Isabel Ilario dos Santos