Centro Educativo dos Olivais

a nossa horta bio

 
  • Vista dos canteiros B para AVista dos canteiros B para A
  • Canteiro BCanteiro B
  • PLÂNTULAS NA ESTUFAPLÂNTULAS NA ESTUFA
  • COMPOSTAGEMCOMPOSTAGEM
  • Canteiro ACanteiro A
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta em canteiro existe na escola desde 2010.A Horta Bio está a ser criada este ano letivo de 2012/2013.

Área aproximada da horta

A horta em canteiro tem cerca de 9 m2, repartidos pelo solo e por dois canteiros em madeira imitando uma escada.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Este espaço surgiu no sentido de alertar estes jovens, muitos deles oriundos da cidade, para a importância da agricultura e possibilitar que eles percebam como funciona todo o processo, desde a sementeira até à chegada dos alimentos à nossa mesa. Com esta pequena horta escolar, pretende-se atingir os seguintes objetivos: - Implantar a Horta, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive. - Otimizar o processo educacional destes alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada permitindo-lhes ganhar conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos (jardinagem vs agricultura); - Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las a seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras e comunitárias quando regressaram às suas coletividades. - A existência de horta na escola é ainda importante para enriquecer e auxiliar a mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela conservação do meio ambiente, através do aumento da sensibilização sobre as estações do ano e da compreensão do processo de produção de alimentos;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto tem por base favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tendo por base os ideais da Agricultura Biológica. A nossa horta prima pela conjugação de flores, plantas aromáticas, hortícolas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico. A criação deste espaço permitiu ainda o reaproveitamento de recursos (garrafas/garrafões da água; paletes) e a reciclagem dos principais resíduos produzidos nos jardins através do processo da compostagem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Tecnológica, Coordenador do Projeto Eco-Escolas, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade e Linguagem e Comunicação
  • N.º de alunos envolvidos: 6
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Não se aplica.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Permite o contato com outros profissionais, além dos professores, por exemplo já veio ao Centro um produtor de aromáticas e produtos biológicos no sentido de dar o seu testemunho de vida e de trabalho. - Permite falar da Biologia e acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo. - É uma atividade lúdica que desperta os sentidos, através do desenvolvimento de atividades interdisciplinares.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas? A manutenção da horta é da responsabilidade dos seis jovens que compõe o grupo de formação e pela Formadora da Formação Tecnológica de Jardinagem. Como é um grupo pequeno, consegue-se que todos os jovens participem nas diversas tarefas a realizar.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas como enxadas, ancinhos, sachos, plantadores, forquilhas e carrinho-de-mão. Após procedermos à limpeza dos resíduos (restos de culturas e ervas) existentes no solo, revira-se a terra juntamente com a matéria orgânica a uns 15cm de profundidade, com a enxada. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros resíduos, nivelando o terreno, para posterior plantação das várias plântulas (que foram anteriormente semeadas na estufa), com a ajuda de um plantador.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ver Anexos horta.pdf

Como é feita a gestão da rega?

Na horta vertical, a rega é feita recorrendo à gota-a-gota. No canteiro, a rega é feita à mão com recurso a uma mangueira e regador. Esta é uma área que no próximo ano queremos investir, através da criação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita de forma visual. O controlo de pragas e doenças é feito com o recurso de macerados (ex: alho; urtiga…), cinza da lareira e a utilização de consociações.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além da participação em concurso como este, atualmente os alimentos escolhidos vão no sentido de serem utilizados pelo curso de Bar e Mesa, que para além de confecionarem refeições produzem doces e compotas.

 

Publicado por: Centro Educativo dos Olivais

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Professor coordenador da horta: José Miguel Boura de Sousa