EB1/JI de Pataias

a nossa horta bio

 
  • Início da horta - o sr. Filipe foi preparar o terreno para a plantação e sementeira de produtos hortícolas.Início da horta - o sr. Filipe foi preparar o terreno para a plantação e sementeira de produtos hortícolas.
  • Plantar ceboloPlantar cebolo
  • Plantar morangueiros - utilizamos um garrafão cheio de terraPlantar morangueiros - utilizamos um garrafão cheio de terra
  • Plantar o morangueiro no garrafão.Plantar o morangueiro no garrafão.
  • Visita à sala do 3º ano, da professora Alexandra, para buscarmos sementes de ervas aromáticas que os meninos trouxeram, para semear na horta.Visita à sala do 3º ano, da professora Alexandra, para buscarmos sementes de ervas aromáticas que os meninos trouxeram, para semear na horta.
  • A professora Alexandra deu uma A professora Alexandra deu uma "pequena aula" de estudo do meio (plantas). A seguir fomos semear as sementes.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criada o ano letivo passado

Área aproximada da horta

A horta está confinada a um pequeno espaço no recreio, com pequenas dimensões.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A EB1/JI de Pataias está situada numa zona que era grandemente industrializada e onde a agricultura foi abandonada. Com o encerramento das empresas, algumas famílias estão a recuperar as pequenas hortas. É neste sentido que pretendemos envolver as crianças e as famílias para o desenvolvimento de uma pequena horta biológica na nossa escola. Contamos, também, com o apoio do professor de ATJ da escola EB2/3 de Pataias que desenvolve um projeto na mesma área. Temos como grande objetivo envolver os alunos na construção de uma horta e na aprendizagem de conceitos da área do conhecimento do mundo e das ciências.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta será dividida por canteiros, um com ervas aromáticas e outros para o cultivo de produtos horticulas. Para "proteger" a horta as crianças irão construir um espantalho. Concomitantemente será também realizada uma outra horta biológica situada na EB2/3 de Pataias com a ajuda do prof. Romãozinho e alguns alunos do 7º ano.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Conhecimento do mundo e dominio das ciências.
  • N.º de alunos envolvidos: 187
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 16

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são um parceiro importante e constante nas atividades desenvolvidas na escola EB1/JI de Pataias. Os pais mais disponíveis gostam de participar no processo ensino-aprendizagem dos seus filhos. Para um maior enriquecimento do projeto contamos com o apoio dos pais quer em pesquisas, quer em conhecimentos transmitidos aos filhos, quer na recolha de materiais reciclados, quer na participação direta na horta,quer no envio de livros referentes à temática... Por sua vez, as crianças constroem, através de varias atividades, trabalhos que levam para casa para motivação dos pais e filhos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto nas crianças está diretamente ligado ao seu grau de participação, de motivação e aprendizagem. Levar para casa informação do trabalho desenvolvido, envolver a família num intercâmbio de conhecimento e partilha, será certamente uma mais valia para todos. Com as ervas aromáticas e alguns produtos cultivados, poderão surgir algumas atividades que tenham maior impacto na família e na comunidade escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta será realizada pelas crianças, professoras, educadoras e funcionárias.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação e tratamento do solo serão realizadas por alguns pais e um professor da escola EB2/3 com conhecimentos nesta área.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

-Ervas aromáticas - Culturas da época

Como é feita a gestão da rega?

Atendendo que a horta é em pequenas dimensões, a rega será realizada pelos alunos e adultos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Será realizada pelos pais responsáveis e sempre que possível com a colaboração da bióloga da CMA.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como já foi referido a horta é muito pequena, portanto não se prevê grande dimensão ao nível de atividades para a comunidade. Os produtos cultivados serviram para uma observação direta do seu desenvolvimento e articulação com os conteúdos curriculares. A horta também servirá como motivação para a construção de espantalhos, casinhas e comedouros para os pássaros, que serão colocados nas árvores do recinto da escola. A participação do prof. Romãozinho da disciplina ATJ, será uma mais valia para o projeto, pois serão desenvolvidas algumas atividades relacionadas com a agricultura biológica, aprendizagem de novos conceitos e técnicas e o incentivo para o consumo destes produtos. A articulação com a professora bibliotecária foi uma mais valia, assim como o trabalho curricular realizado entre os alunos do 1º ciclo e JI foi muito enriquecedor e interessante (ex. as crianças da pré irem contar as novidades da horta, contar histórias relacionadas com a temática...)

 

Publicado por: EB1/JI de Pataias

avatar

Professor coordenador da horta: Maria de Fátima das Neves Castanheiro