Escola EB 2,3 Carteado Mena

a nossa horta bio

 
  • Os rapazes em ação na horta.Os rapazes em ação na horta.
  • Os rapazes em ação na horta.Os rapazes em ação na horta.
  • Favas prontas a ir para a nossa horta - Demonstração do processo de germinação das sementes (Professor Paulo Portela - PIEF Rapazes)Favas prontas a ir para a nossa horta - Demonstração do processo de germinação das sementes (Professor Paulo Portela - PIEF Rapazes)
  • O nosso O nosso "engenheiro agrónomo", sempre a ver o que pode ficar melhor.
  • A Dona Delmira na preparação do terreno.A Dona Delmira na preparação do terreno.
  • Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.
  • Aí estão os nossos operários em grande forma.Aí estão os nossos operários em grande forma.
  • Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.
  • Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.Criação de passadiços para circulação e não proliferação de ervas daninhas.
  • Trabalhadores dedicados e esforçados.Trabalhadores dedicados e esforçados.
  • O espaço da nossa horta.O espaço da nossa horta.
  • Trabalhos de preparação do terreno/definição dos espaços para cada plantação.Trabalhos de preparação do terreno/definição dos espaços para cada plantação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 10 anos.

Área aproximada da horta

60 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Pertinência de criar um espaço susceptível de proporcionar experiências pedagógicas em temas associados à natureza e ciclos vegetativos; - Identificar plantas (aromáticas e outras), sementes e flores; - Proceder ao cultivo de diferentes espécies hortícolas, observando as regras e procedimentos respectivos (época, sementeira, rega, transplante, manutenção, etc); - Conhecer os procedimentos inerentes à preparação do terreno tendo em conta as especificidades da sua utilização; - Vivenciar o processo vegetativo das espécies numa perspectiva de formação ecológica e científica; - Identificar e saber manusear corretamente os utensílios mais usuais; - Conhecer a técnica da compostagem, enquanto aproveitamento de resíduos orgânicos convertíveis em fertilizantes.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Abertura à comunidade escolar, diversidade de espécies vegetais, compostagem, interdisciplinaridade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação Visual, Atividade da Vida Quotidiana e Jardinagem e Horticultura
  • N.º de alunos envolvidos: 35
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Fornecimento de sementes e plantas juvenis e colaboração direta nos trabalhos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Conhecimento in locco dos procedimentos de sementeira, colheita e compostagem; pretexto para serem organizadas mostras (feiras) de produtos hortícolas e derivados; a partir de observações diretas, pretexto para serem elaborados trabalhos de pesquisa relativos ao tema.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o interesse manifestado pelos professores tendo em conta os conteúdos das respetivas disciplinas. Operacionalização com base num horário pré-definido.

Como é feita a preparação do solo?

Recorrendo às técnicas, processos e utensílios tradicionais da hortofluricultura. Utilizando o composto como fertilizante do mesmo.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Principais: Leguminosas, hortaliças e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Dependendo da quantidade e caraterísticas das espécies plantadas bem como das condições climatéricas (pé a pé, aspersão e regador).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Usando processos e produtos biologicamente não agressivos, provenientes muitas vezes, da cultura popular.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mostra e prova de iguarias confecionadas a partir dos produtos da horta; fotografia; textos alusivos; exposição de espantalhos; valorização estética do muro adjacente.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Carteado Mena

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Professor coordenador da horta: Fátima Ataíde e Helena Delgado