Escola EB 2,3 Carteado Mena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há pelo menos 10 anos.
Área aproximada da horta
60 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Pertinência de criar um espaço susceptível de proporcionar experiências pedagógicas em temas associados à natureza e ciclos vegetativos; - Identificar plantas (aromáticas e outras), sementes e flores; - Proceder ao cultivo de diferentes espécies hortícolas, observando as regras e procedimentos respectivos (época, sementeira, rega, transplante, manutenção, etc); - Conhecer os procedimentos inerentes à preparação do terreno tendo em conta as especificidades da sua utilização; - Vivenciar o processo vegetativo das espécies numa perspectiva de formação ecológica e científica; - Identificar e saber manusear corretamente os utensílios mais usuais; - Conhecer a técnica da compostagem, enquanto aproveitamento de resíduos orgânicos convertíveis em fertilizantes.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Abertura à comunidade escolar, diversidade de espécies vegetais, compostagem, interdisciplinaridade.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 6
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação Visual, Atividade da Vida Quotidiana e Jardinagem e Horticultura
- N.º de alunos envolvidos: 35
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
Fornecimento de sementes e plantas juvenis e colaboração direta nos trabalhos da horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Conhecimento in locco dos procedimentos de sementeira, colheita e compostagem; pretexto para serem organizadas mostras (feiras) de produtos hortícolas e derivados; a partir de observações diretas, pretexto para serem elaborados trabalhos de pesquisa relativos ao tema.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De acordo com o interesse manifestado pelos professores tendo em conta os conteúdos das respetivas disciplinas. Operacionalização com base num horário pré-definido.
Como é feita a preparação do solo?
Recorrendo às técnicas, processos e utensílios tradicionais da hortofluricultura. Utilizando o composto como fertilizante do mesmo.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Principais: Leguminosas, hortaliças e ervas aromáticas.
Como é feita a gestão da rega?
Dependendo da quantidade e caraterísticas das espécies plantadas bem como das condições climatéricas (pé a pé, aspersão e regador).
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Usando processos e produtos biologicamente não agressivos, provenientes muitas vezes, da cultura popular.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mostra e prova de iguarias confecionadas a partir dos produtos da horta; fotografia; textos alusivos; exposição de espantalhos; valorização estética do muro adjacente.