Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos

a nossa horta bio

 
  • Visualização da horta após a limpeza e plantação.Visualização da horta após a limpeza e plantação.
  • Preparação da terra para o cultivo.Preparação da terra para o cultivo.
  • Cultivo de produtos e ervas aromáticas.Cultivo de produtos e ervas aromáticas.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais ou menos desde 2007-2008

Área aproximada da horta

4 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Um dos objetivos na criação da horta foi dar a conhecer aos alunos a importância que a agricultura biológica tem e que esta é um tipo de agricultura diferente da que conhecemos. Ela fornece-nos alimentos frescos, saborosos e autênticos e ao mesmo tempo respeita os ciclos de vida naturais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Em primeiro é um projeto que apela ao consumo de produtos naturais sem fertilizantes; é o dar a conhecer que os produtos podem ser frescos e para consumo próprio.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formandos do Ensino Recorrente e nas horas de ocupação de tempos livres
  • N.º de alunos envolvidos: quase todos os discentes da escola
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos:
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Uma vez que, a horta está a ser dinamizada pelos formanados do Ensino Recorrente, idades estas que variam entre os 30 e os 85 anos, alguns são familiares de alunos que frequentam a própria escola. Participam com entusiasmo, também porque são pessoas que têm gosto pelo cultivo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem sido uma mais valia pois tem promovido a alterações de estilos de vida mais saudáveis, as crianças aprendem os valores nutricionais, assim como os seus benefícios para a saúde. Desperta o gosto pela curiosidade, nomeadamente na escrita dos produtos cultivados assim como o entusiasmo pela rega.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feito uma manutenção da horta pelos formandos do recorrente e também foi apresentado pelo coordenador do eco-escolas uma escala que envolve todas as crianças. Esta manutenção é feitas nas horas de otl.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado, retira-se todas as ervas e é colocado no compostor.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foi cultivada a semilha(batata), brócolos, morangueiros, ervas aromáticas, favas, alfaces, couves e pimentão.

Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita através de garrafões, método gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Caso se verifique alguma praga ou doença a planta é borrifada com água e sabão.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em torno da horta, o que a escola faz é retirar os produtos para serem confeccionados na cozinha e colocados na confecção da sopa dos discentes.

 

Publicado por: Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos

avatar

Professor coordenador da horta: Irene Maria da Silva Gomes